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Sala de Imprensa

29/08/2023

Professora do PPGEpi colabora em capacitação de lideranças na Universidade de Harvard para promover o desenvolvimento infantil no Brasil


 

A professora Iná Santos, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, é uma das colaboradoras do programa executivo de lideranças em primeira infância Promoting Equity and Impact in Early Child Development in Brazil: Transforming Programs through Leadership, Collaboration, Data, and Action, coordenado pela Escola T.H. Chan de Saúde Pública e pelo Centro David Rockefeller de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Harvard. O programa tem como objetivo capacitar líderes em políticas públicas e sociedade civil, como legisladores federais, funcionários dos secretariados federal e estaduais de saúde, educação e desenvolvimento social, líderes municipais e membros do terceiro setor, para melhorar intervenções sobre o desenvolvimento infantil no Brasil.

O curso é dividido em três módulos, que vão de agosto a dezembro de 2023. A participação da pesquisadora da UFPel ocorreu no primeiro módulo, realizado entre 14 e 18 de agosto, na Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos. Esse módulo aborda a aplicação da ciência do desenvolvimento na primeira infância em ações de implementação, e proporciona aos participantes uma visão acadêmica e pragmática das intervenções (programas e políticas) de apoio ao desenvolvimento e o cuidado nutricional na primeira infância.

 

 

Como uma das coordenadoras do estudo de avaliação do programa “Criança Feliz” no Brasil, Santos coordenou sessões de discussão, estudos de casos e resolução de problemas. Com base nessa fase inicial, os líderes são capacitados a compreender a evidência científica por trás do investimento no desenvolvimento da primeira infância, identificar os elementos de intervenções eficazes que promovam impacto nessa etapa do desenvolvimento, usar dados e ciclos de aprendizado rápido para implementar ações que melhorem o acesso, a equidade, a demanda, a qualidade e o impacto de intervenções.

No âmbito do curso, o segundo módulo, que vai de 21 de agosto a 20 de setembro, prevê que grupos de trabalho dos líderes envolvidos, em parceria com mentores, definam planos de ação a serem aplicados em seus contextos no Brasil, com a apresentação dos resultados no módulo três, que ocorrerá no Insper, em São Paulo, em data a ser confirmada.

 O programa visa a fortalecer o acesso, a qualidade e a demanda por intervenções voltadas à primeira infância no Brasil, reunindo conhecimentos científicos globais e nacionais, e promovendo ações baseadas em dados e atualização contínua de estratégias. Como resultado, participantes de edições anteriores já criaram mais de 110 planos de ação que tiveram um impacto positivo na vida das crianças pequenas no Brasil.

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





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