Facebook

Doutorado

O Doutorado em Epidemiologia da UFPel tem o objetivo de formar pesquisadores aptos a realizar trabalhos inovadores que contribuam para o avanço do conhecimento científico da área. Para isso, é exigido que a tese seja oriunda de pesquisa científica em que o doutorando tenha participado de maneira efetiva durante o curso.

Os alunos têm à disposição os dados de um dos maiores programas de coortes de nascimento do mundo para que possam investigar temas inéditos de seu interesse. Além disso, mantêm contato direto com o corpo docente do curso, que é formado pelos pesquisadores mais experientes em estudos epidemiológicos do País e com forte expressão internacional.

Os doutorandos interagem também com os alunos do mestrado e da graduação por meio de monitorias e através do Programa de Docência Orientada, criado pela Capes.

O Curso incentiva a produção e a publicação de artigos científicos nas principais revistas da área. A maioria dos alunos tem publicado seus trabalhos em revistas de alto prestígio, como American Journal of Public Health e Social Science and Medicine. O Curso também estimula a participação dos alunos no programa de doutorado sanduíche, que se baseia no estágio em outras universidades do País e do Exterior.

Frequentemente, egressos do Doutorado em Epidemiologia da UFPel são aprovados em concursos públicos para docentes de universidades federais. Há casos recentes em que formandos tornaram-se coordenadores de outros cursos de pós-graduação e outros estão vinculados à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Público-Alvo

Alunos egressos do mestrado do PPG em Epidemiologia da UFPel e mestres formados em outras instituições nas áreas da saúde ou outras áreas afins. O Curso já formou profissionais da medicina, nutrição, enfermagem, odontologia, fisioterapia, serviço social, medicina veterinária, educação física, psicologia, estatística e engenharia.
As escolhas do tema da pesquisa e das disciplinas eletivas podem ser feitas de acordo com o interesse e a afinidade de cada aluno.

Título e Classificação

Título: Doutor em Epidemiologia Classificação: conceito 7 da Capes - nível máximo em Saúde Pública no Brasil e nível de excelência no padrão internacional.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas