Facebook

Prêmios

PPGE conquista Prêmio Capes de Tese 2017 em Saúde Coletiva - 07/12/2017 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE) recebeu o Prêmio CAPES de Tese – Edição 2017 na área de Saúde Coletiva, em cerimônia realizada em 7 de dezembro de 2017, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, Distrito Federal.
O prêmio é concedido às melhores teses de doutorado defendidas nos cursos de pós-graduação do país em cada uma das 49 áreas do conhecimento reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).
O PPGE recebeu a distinção, na área de Saúde Coletiva, pela tese “Adiponectina: Relação com a distribuição de gordura corporal e influência sobre o risco de doenças cardiovasculares”, desenvolvida pela nutricionista Maria Carolina Borges, sob orientação do docente do PPGE, Aluísio Jardim Dornellas Barros. O trabalho contou ainda com a contribuição de pesquisadores da University College of London, Universidade de Cambridge e Universidade de Bristol.


Fapergs concede Medalha Sylvio Torres ao pesquisador Cesar Victora - 05/10/2017 A Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul (FAPERGS) concedeu a Medalha Sylvio Torres ao epidemiologista Cesar Victora, na solenidade de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017, que ocorreu em 5 de outubro de 2017, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
A Medalha Sylvio Torres é concedida a um dos ganhadores do Prêmio Pesquisador Gaúcho, que tenha, ao longo de sua vida, contribuído, extraordinariamente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul.
Victora recebeu a homenagem "por ser uma referência mundial nas pesquisas sobre o aleitamento materno".


Prêmio Patricia Martens de Excelência em Pesquisa homenageia Cesar Victora - 23/07/2017 O Journal of Human Lactation, da International Lactation Consultant Association, concedeu o Prêmio Anual Patricia Martens de Excellência em Pesquisa sobre Aleitamento Materno ao epidemiologista Cesar Victora. O prêmio é dado, em memória de Patricia Martens, a um pesquisador sênior com história de excelência em pesquisa sobre amamentação, com impacto internacional no avanço do conhecimento e da prática sobre lactação humana e aleitamento materno. O premiado é escolhido pelo Conselho de Revisão Editorial do JHL.


Cesar Victora recebe o Prêmio Gairdner de Saúde Global - 28/03/2017 O epidemiologista Cesar Victora é o primeiro pesquisador brasileiro a receber o Prêmio Gairdner, a mais importante premiação científica do Canadá e uma das mais respeitadas mundialmente na área de ciências da saúde. O anúncio foi realizado em cerimônia da Fundação Gairdner, em 28 de março de 2017.
Victora foi vencedor na categoria Saúde Global, com o prêmio-título John Dirks Canada Gairdner Global Health Award, que reconhece avanços científicos que produziram profundo impacto para a saúde em países em desenvolvimento. Cada um dos premiados é considerado um potencial candidato ao prêmio Nobel – entre os laureados do Gairdner, 84 foram posteriormente agraciados pelo Nobel de Medicina ou Fisiologia. O professor emérito da UFPel recebeu a distinção por suas "contribuições notáveis para a saúde e a nutrição materno-infantil em países de baixa e média renda, com foco especial no impacto da amamentação exclusiva sobre a mortalidade infantil e da nutrição no início da vida sobre a saúde a longo prazo".


Pesquisador brasileiro mais citado no Google Acadêmico - 21/05/2015 O professor Cesar Victora, com 47.202 citações, está em primeiro lugar no ranking de cientistas brasileiros mais citados no Google Acadêmico em 2015. O levantamento, realizado pelo Laboratório de Cibermetria, do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha, analisou o volume e o impacto da produção científica de 33 mil pesquisadores, de todas as áreas do conhecimento, de instituições do Brasil cadastrados em perfis públicos do Google Acadêmico.


Ana Menezes recebe o prêmio - 16/10/2013 Ana Maria Baptista Menezes foi agraciada, pela Fapergs (Fundação de Amparo à Pesaquisa do Estado do RS), com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2013, na área da Saúde. Criado para desenvolver as áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho agracia 15 pesquisadores responsáveis por estudos em sete campos do conhecimento. A cerimônia ocorre na próxima terça-feira (22), no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, às 20h


PPGE recebe o Prêmio Capes de Tese 2013 em Saúde Coletiva - 04/10/2013 A pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, María Clara Restrepo Méndez recebeu o Prêmio Capes de Tese 2013 na área de Saúde Coletiva, pela tese “Maternidade na Adolescência: Efeitos em curto e longo prazo sobre a saúde e o capital humano dos filhos - Coortes de Nascimentos de Pelotas, RS - 1982, 1993 e 2004”, desenvolvida sob orientação do professor emérito da UFPel, Cesar Victora.


Aluísio JD Barros recebe homenagem do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel - 10/05/2012 O professor Aluísio JD Barros recebeu, no dia 10/05, homenagem do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, em reconhecimento ao impacto científico do artigo "Alternatives for logistic regression in cross-sectional studies: An empirical comparison of models that directly estimate the prevalence ratio", publicado por Barros na BMC Medical Research Methodology. O artigo é fonte de mais de 500 citações nos melhores periódicos da literatura científica internacional, segundo dados do banco de publicações científicas Scopus. Além de recorde na história do PPGE, o número é dez vezes maior do que a média (50 citações), para os artigos publicados nas principais revistas científicas mundiais.


Trabalho do PPGE conquista Prêmio Capes de Tese 2010 - 01/12/2011 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi selecionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para receber o Prêmio Capes de Teses 2010.

A tese premiada “Efeito de condições sócio-demográficas e do crescimento precoce sobre a obesidade abdominal em adultos jovens: Resultados da Coorte de 1982” foi defendida no ano de 2009, por David Alejandro González Chica (Equador), sob orientação do professor Cesar Gomes Victora.


Ana Menezes é homenageada pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS - 25/11/2011 A professora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Ana Menezes, foi homenageada, dia 24/11, pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS (SPTRS). A premiação ocorreu em Porto Alegre, durante jantar festivo da instituição.
Natural de Pelotas (RS), a médica pneumologista Ana Menezes é a primeira profissional com atuação no interior do Estado a receber a Homenagem Singular, que ocorre bianualmente desde 1995. Segundo o estatuto da SPTRS, a homenagem é concedida ao profissional que se distingue por sua contribuição extraordinária à pneumologia, em qualquer das áreas dessa especialidade médica.


Cesar Victora recebe prêmio nos EUA - 02/05/2011 O pesquisador Cesar Victora, do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, receberá o prêmio por Contribuições Proeminentes para a Saúde Infantil Global do Programa de Pesquisa Pediátrica Mundial do ano de 2011. A entrega será feita nos dias 2 e 3 de maio no Global Paediatric Research Symposium que acontece em Denver, EUA.


Flávio Demarco recebe prêmio por melhor artigo publicado em 2010 - 15/03/2011 O professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Flávio Fernando Demarco, receberá o prêmio William J. Gies pelo trabalho Dentin-derived BMP-2 and odontoblast differentiation como o melhor artigo publicado no ano de 2010 no Journal of Dental Research. A entrega será feita no 89th General Session and Exhibition of the International Association of Dental Research, que ocorre entre os dias 16 e 19 de março na cidade de San Diego, Califórnia.


Ana Menezes é homenageada no Fórum Fumo Zero - 25/05/2010 A pneumologista e professora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Ana Maria Menezes, foi homenageada em Porto Alegre, no dia 25 de maio, na primeira edição do Fórum Fumo Zero, alusivo ao Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).
O evento foi organizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS, CREMERS e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - SIMERS.
A homenagem deve-se ao trabalho de Ana Menezes na luta contra o fumo. Em 2009 a médica participou de diversas ações, que resultaram na aprovação na Câmara Municipal de Pelotas da Lei 5.636/2009 - Lei Antifumo, que proíbe o fumo em ambientes fechados - públicos ou privados - de uso coletivo.


Cesar Victora recebe prêmio do presidente da República - 19/05/2010 O Professor e pesquisador Cesar Victora receberá o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico no dia 26 de maio, às 18h durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília. A entrega das insígnias e do diploma será feita pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 por decreto do presidente da República e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacam na área científica e tecnológica. Além de Victora, receberão as insígnias mais 68 personalidades e o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), por suas contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia (C&T).



Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas