Facebook

Institucional

Coordenador:
Bernardo Lessa Horta
Coordenador Adjunto:
Helen Gonçalves

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é o primeiro da área de Saúde Coletiva, no Brasil, a receber a nota máxima (7) na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), e a mantém até hoje.

O Programa é composto por três cursos de regime stricto senso: mestrado e doutorado acadêmicos e mestrado profissional. E por dois cursos de extensão nas áreas de Epidemiologia Básica e de Estatística, voltados a alunos de pós-graduação de outros programas e profissionais de saúde em geral.

Desde 2005, o Programa mantém convênio com a Fundação Wellcome Trust para financiamento dos estudos de alunos estrangeiros da América Latina, do Caribe, de países em desenvolvimento. Através desse convênio, inúmeros profissionais da saúde concluíram a Pós-Graduação na UFPel e, hoje, atuam na área em seus países de origem.

Os docentes do PPG em Epidemiologia destacam-se pela produção científica, tanto pela qualidade quanto pela quantidade de trabalhos publicados nas revistas nacionais e internacionais da área da saúde. Devido a esse perfil, os alunos são bastante estimulados a produzirem e publicarem seus artigos. No curso de doutorado, a publicação em revista indexada é requisito para a defesa da tese.

Este programa de pós-graduação tem sua base junto ao Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE), que é formado por um grupo de pesquisadores referência nacional e internacional na área de investigação materno-infantil, desigualdades em saúde, e nutrição humana.

Reconhecimentos do CPE:

  • Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde em Nutrição Materno-Infantil
  • Centro Nacional de Referência em Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde
  • Centro de Excelência Latino-Americano do Wellcome Trust

Prêmios e titulações dos docentes:

  • Prêmio Internacional Latino Americano em Neumologia Fernando D. Gomez, 2003. - Academia Nacional de Medicina do Uruguay
  • Prêmio FCW de Ciência - Medicina 2004 - da Fundação Conrado Wessel
  • Representante de área de Saúde Coletiva da Capes
  • Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências
  • Prêmio Scopus 2006 na área de Ciências da Saúde - Medicina - Elsevier Brasil
  • Presidência da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Presidência da International Epidemiology Association (IEA)

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas