Facebook

Mestrado

O Curso de Mestrado em Epidemiologia da UFPel mantém um perfil de ensino e de pesquisa prático e dinâmico. O objetivo é formar epidemiologistas com experiência de campo, com capacidade de organização e de levantamento de dados primários, e com habilidade de análise das informações coletadas.

O Programa é um dos poucos do País que forma os alunos para serem independentes na análise de seus dados, com amplo conhecimento na área de bioestatística que vai do básico a modelos de regressão sofisticados, como modelo logístico, poisson, multinível e outros.

O Curso foi pioneiro em adotar um método de pesquisa denominado "Consórcio", em que o trabalho de campo é realizado em conjunto com vários mestrandos. Os alunos elegem seus temas de investigação, preparam seus projetos de pesquisa, e compartilham a coleta de dados em um estudo transversal de base populacional. Os dados gerais são comuns a todos, e algumas questões individuais refletem os objetivos específicos de cada aluno.

O consórcio reduz tempo e custos da coleta de dados, mas não limita o escopo e a relevância dos estudos. Frequentemente, alunos publicam mais de um artigo e em revistas de alto nível.
Esse método de pesquisa tornou possível a produção de trabalhos que apresentem resultados dentro do prazo internacional dos cursos de mestrado, em até 24 meses.

A produção textual dos resultados é feita a partir do projeto de pesquisa, do relatório do trabalho de campo e de um artigo científico com qualidade suficiente para ser publicado em revistas nacionais e internacionais.
Com esse formato de trabalho a maioria dos alunos do mestrado conclui suas atividades antes de completar 22 meses de curso.

Público-Alvo

Graduados na área da saúde ou cursos afins. O Curso já formou profissionais da medicina, nutrição, enfermagem, odontologia, fisioterapia, serviço social, medicina veterinária, educação física, psicologia, estatística e engenharia. As escolhas do tema da pesquisa e das disciplinas eletivas podem ser feitas de acordo com o interesse e a afinidade de cada aluno.

Título e Classificação

Título: Mestre em Epidemiologia Classificação: conceito 7 da Capes - nível máximo em Saúde Pública no Brasil e nível de excelência no padrão internacional.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas