Facebook

Sala de Imprensa

18/02/2019

Defesa de Dissertação: Insatisfação corporal em estudantes de uma universidade pública no sul do Brasil: Prevalência e fatores associados

 Título:  Insatisfação corporal em estudantes de uma universidade pública no sul do Brasil: Prevalência e fatores associados

Orientador: Maria Cecília Assunção

Banca: Helen Gonçalves e Gicele Minten

Local: Auditório A

Data: 18/02/2019

Hora: 14h

Apresentador: Thielen Costa

 

Dissertação de mestrado investiga insatisfação com a imagem corporal em estudantes da UFPel

 

Atualmente a preocupação com a imagem corporal vem, dentre outros fatores, da busca a padrões de beleza magros e musculosos, que são disseminados pela sociedade e seus meios de comunicação, expondo indivíduos à insatisfação corporal, uma vez que não se considerem encaixados neste perfil.

O processo de ingresso à universidade marca um período geralmente compreendido pelo final da adolescência e início da vida adulta, com novas descobertas, deveres e influências, além do compromisso em exercer autonomia em suas escolhas, tornando o ingresso na universidade, no mínimo, um potencial fator estressante para os jovens estudantes. O ambiente universitário acolhe indivíduos de diversas características e semelhanças e é um período que além de aprendizado, o aluno passa a trocar diversas experiências e vivências com os demais.

Considerando que a insatisfação corporal pode ser reconhecida como um problema de saúde pública e deve ser identificada para que intervenções possam ser propostas no sentido de prevenir consequências prejudiciais à saúde, este tema foi estudado pela mestranda Thielen Borba da Costa, em seu trabalho de dissertação do Mestrado em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Formoso Assunção e coorientação da doutoranda Luna Strieder Vieira.

            Foram entrevistados 1.865 alunos da UFPel, ingressantes no primeiro semestre de 2017, em 80 cursos presenciais da universidade. Mais de 60% da amostra teve seu IMC (índice de massa corporal) classificado como normal, mas ainda assim as prevalências de insatisfação corporal foram altas em ambos os sexos, chegando a 71,5% no sexo masculino e no sexo feminino a 85,8%.

Ainda, a pesquisa mostrou que 6 a cada 10 mulheres apresentaram insatisfação corporal por excesso de peso, enquanto que entre os homens cerca de 3 entre 10 homens se consideraram mais magros do que gostariam. O consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis no dia anterior à entrevista foi semelhante entre homens e mulheres com qualquer tipo de insatisfação corporal.

 




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas