Facebook

Sala de Imprensa

15/01/2019

Exercício melhora o sono?

Defesa de tese

Título: Efeitos a curto e longo prazo da atividade física sobre a saúde do sono em uma coorte de nascimentos

Banca: Iná Santos, Luciana Rodrigues e Daniel Umpierre 

Orientador: Fernando Wehrmeister

Data: 17/01/2019

Hora: 8h30

Local: Auditório A


Apresentador: Andrea Wendt

 

 Exercício melhora o sono?

          Ao longo dos anos, alguns estudos científicos têm mostrado que a prática de atividade física pode ajudar a melhorar a noite de sono. Mesmo assim, algumas perguntas ainda precisam ser respondidas: “A atividade física praticada durante adolescência melhora a qualidade do sono quando a pessoa for adulta?”, ou ainda, “O horário e a quantidade de esforço durante o exercício faz alguma diferença no sono?”.

Nesse sentido, um estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas tentou responder estas perguntas. O estudo faz parte da tese de doutorado da Prof.ª de Educação Física Andrea Wendt, orientada pelos professores Prof. Dr. Fernando C. Wehrmeister e Prof. Dr. Inácio Crochemore M. da Silva.

A pesquisa mostrou que mesmo que uma pessoa pratique exercício durante toda adolescência, isso não influencia a qualidade do sono na vida adulta. Além disso, a pesquisa mostrou que praticar exercício leve durante o período da manhã melhora o sono da noite seguinte, mas a prática durante a noite pode prejudicá-lo.

Para os autores, é importante ressaltar que a prática de atividade física traz muitos outros benefícios pra saúde e que mesmo pequenas quantidades de exercício podem ser benéficas. Porém, quando o assunto é sono, é recomendável que esta prática aconteça durante a manhã ou tarde.




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas