Facebook

Sala de Imprensa

23/04/2018

PPGE recebe visita de consultora da Agência Internacional de Energia Atômica


 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGE) recebeu, no período de 16 a 19 de abril, a visita de Christine Slater, consultora reconhecida como uma das principais especialistas no uso da técnica de isótopos estáveis para avaliações de composição corporal, gasto energético diário total e práticas de amamentação. 

Com financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates, Slater presta consultoria e assessoria técnica para garantir a adequada aplicação do protocolo de pesquisa para o Multi-Centre Body Composition Study (MBCS – Estudo Multicêntrico de Composição Corporal).  

O estudo faz o acompanhamento de recém-nascidos em cidades situadas em cinco países – Brasil, Quênia, Paquistão, África do Sul e Sri Lanka. O objetivo é avaliar a composição corporal, de acordo com as proporções de massa gorda e massa livre de gordura, de crianças com até dois anos de idade. A técnica utilizada é a de isótopos estáveis, que prevê a coleta de três amostras de saliva, sendo duas após a administração de 1 ou 2 ml do óxido de deutério, que é um isótopo do hidrogênio e não é radioativo.  

No Brasil, o estudo ocorre em Pelotas (RS), sob coordenação da docente do PPGE, Iná Santos. Mães e crianças previamente recrutadas em maternidades da cidade vem sendo convidadas a comparecerem ao Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel aos três, seis, nove, 12, 18 e 24 meses de idade das crianças.  

Slater participou de reuniões científicas com o grupo liderado pela professora Iná Santos e acompanhou cada uma das etapas que compõem o levantamento de dados de mães e crianças do estudo – coleta de saliva, antropometria e entrevistas.  No dia 17, às 14h, apresentou o seminário de pesquisa “The role of stable isotope techniques in nutrition and health research”, no auditório do prédio B do Centro de Pesquisas, para acadêmicos do PPGE.  

Sobre Christine Slater  

Christine é especialista no uso de técnicas de isótopos estáveis para avaliar a composição corporal, o gasto energético diário total e as práticas de amamentação. Trabalhou por mais de 15 anos como pesquisadora no Scottish Universities Environmental Research Centre e no Royal Hospital for Sick Children, em Glasgow, na Escócia.  Como consultora, auxiliou a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA)na preparação de materiais de e-Learning e publicações da Série Human Health, antes de ingressar na equipe como Especialista em Nutrição, em 2009. Foi responsável por projetos de cooperação técnica e projetos de pesquisa coordenados que usavam técnicas isotópicas para coletar dados e avaliar intervenções destinadas a prevenir a obesidade infantil em países-membro da IAEA,  instituição da qual se aposentou em 2017 e para a qual continua a prestar apoio como consultora especializada.  




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas