Facebook

Sala de Imprensa

20/09/2017

Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel mantém nota de excelência internacional da Capes

 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGE) obteve renovação da nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Os resultados de todos os cursos de pós-graduação do Brasil foram divulgados nesta terça-feira (19) e estão disponíveis na página da CAPES. É a quarta vez consecutiva em que o PPGE recebe a nota 7, atribuída a cursos de excelência em nível internacional. Em 2007, o programa foi o primeiro na área de saúde coletiva a receber o conceito máximo.  

As notas variam de 1 a 7. Os critérios de avaliação incluem infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente, produção intelectual e inserção social. Nos parâmetros da CAPES, a nota 5 é atribuída a cursos de excelência em nível nacional, e os conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.  

A Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel participa do estabelecimento de políticas de saúde pública nacionais e internacionais, com assessoria técnico-científica para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o Ministério da Saúde, a Pastoral da Criança, entre outros. O programa mantém os estudos de coortes de nascimento de Pelotas, que acompanham quatro gerações — cerca de 20 mil pessoas — desde o nascimento até os dias de hoje, com a finalidade de conhecer causas e estratégias de prevenção das principais doenças crônicas. Em maio deste ano, o Centro Internacional de Equidade em Saúde, formado por docentes e discentes da instituição, recebeu a designação de Centro Colaborador da OMS para Monitoramento da Equidade em Saúde.  

De acordo com os dados da CAPES, o número de programas de pós-graduação no Brasil teve crescimento de 25% nos últimos quatro anos. Dos 4.175 programas avaliados, apenas 4,3% receberam nota 7, e 6,8% obtiveram nota 6.




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas