Facebook

Sala de Imprensa

03/10/2016

Bernardo Horta apresenta palestra na Conferência Internacional de Aleitamento Materno

O professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Bernardo Horta, ministrou a conferência “Aleitamento Materno no Século XXI - as influências do leite materno ao longo da vida”, na última sexta-feira (30), às 11h, dentro da programação da Conferência Internacional de Aleitamento Materno, em Lisboa, Portugal.

Horta apresentou resultados da pesquisa que avaliou os efeitos do aleitamento materno sobre a população de nascidos em 1982 em Pelotas, acompanhada por mais de 30 anos. O estudo ganhou repercussão mundial em 2015, ao fornecer as primeiras evidências epidemiológicas do impacto do tempo de aleitamento na infância sobre os níveis de inteligência, escolaridade e renda na vida adulta.

A apresentação de Horta alinhou-se ao tema “Amamentação & Desenvolvimento Sustentável”, assumido pela conferência em 2016. Organizado em parceria entre o Unicef e a Comissão Nacional “Iniciativa Amiga dos Bebés”, do governo português, o evento chamou a atenção para a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o aleitamento materno.

Adotados há um ano pelos líderes mundiais, os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definem uma agenda para o desenvolvimento humano nos próximos quinze anos. A agenda inclui planos de ação para erradicar a pobreza extrema em nível mundial, integrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável - econômica, social e ambiental.

Reconhecer o aleitamento materno como elemento-chave para o desenvolvimento sustentável se estabelece como passo fundamental para assegurar o bem-estar infantil desde o início da vida, com repercussão sobre a saúde e o capital humano na idade adulta.




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas