Facebook

Estudos

Pesquisas

Intergrowth

De 2010 a 2015.
Coordenação: Mariângela da Silveira e Fernando Barros
Email: curvacrescimentofetal@gmail.com

Pesquisadores do CPE e do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Oxford (Inglaterra) estão desenvolvendo o Estudo Internacional de Crescimento Fetal e do Recém-Nascido: Padrões para o Século 21. O objetivo deste estudo é a produção de uma curva padrão internacional do crescimento do feto e do recém-nascido para aplicações práticas no uso clínico e no monitoramento de tendências em populações.

O estudo será conduzido simultaneamente em oito países diferentes durante um período de cinco anos. A meta é recrutar 500 mulheres em cada país, totalizando quatro mil mulheres participantes.


A pesquisa ocorre em três fases:

  • 1. Estudo do Crescimento Fetal Longitudinal: monitoramento do crescimento do feto por meio de altura uterina e por ultrassonografia em população de gestantes saudáveis. O acompanhamento inicia entre nove e 14 semanas de gestação e segue até o nascimento.
  • 2. Estudo Pós-Natal de Prematuros: acompanhamento dos recém-nascidos prematuros (entre 27 e 36 semanas de gestação) a fim.
  • 3. Estudo Transversal dos Recém-Nascidos: identificação de todos os nascidos no período de 12 meses e avaliação quanto a medidas antropométricas e a taxas de morbidade e mortalidade neonatal.


O estudo é financiado pela Fundação Bill and Melinda Gates e está sendo aplicado no Brasil (Pelotas), na China (Shunyi), na Índia (Nagpur), na Itália (Turin), no Quênia (Parlands), em Oman (Muscat), na Inglaterra (Oxfordshire) e nos Estados Unidos (King).

 

Galeria de imagens

  • Equipe Intergrowth Brasil

    Equipe Intergrowth Brasil

  • Ultra sonografia

    Ultra sonografia

  • Exame

    Exame


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas