Facebook

Estudos - Coorte 2004

Comunidade Científica

A Coorte de 2004 surgiu com o objetivo de dar continuidade às duas coortes de nascimento de Pelotas, de 1982 e de 1993, para formar um universo de 15 mil pessoas e possibilitar uma ampla avaliação das mudanças nos padrões sociais e epidemiológicos da saúde.

A metodologia utilizada para formar a Coorte de 2004 foi similar ao processo das demais coortes da cidade. Todas as crianças nascidas do primeiro ao último dia de 2004, cujas mães eram moradoras da zona urbana de Pelotas, formavam a Coorte desse ano. No entanto, essa Coorte incluiu também os recém-nascidos cujas mães eram moradoras do Bairro Jardim América do município vizinho, Capão do Leão. Esta alteração foi necessária devido à primeira característica observada neste grupo: a baixa taxa de natalidade em relação às outras coortes. Mesmo integrando esse público, a Coorte de 2004 ficou com 4.231 crianças, uma defasagem de mais de mil participantes em relação às demais.

No primeiro ano, foi realizado o estudo perinatal e mais dois acompanhamentos: aos três meses e aos 12 meses. Concomitante ao primeiro acompanhamento foi realizado o estudo de mortalidade e morbidade infantil.

O estudo perinatal entrevistou todas as mães dos participantes nas primeiras 24 horas depois do parto nas cinco maternidades da cidade. Os questionários aplicados às mães envolviam questões biológicas, demográficas, socioeconômicas e assistenciais. Os dados dos recém-nascidos incluíam sexo, gestação única ou de gêmeos, idade gestacional, morbidade e mortalidade perinatal e tipo de parto. Os bebês eram pesados logo após o nascimento.

Os acompanhamentos de três e de 12 meses foram realizados nos domicílios da família dos participantes. As informações coletadas eram referentes à situação socioeconômica da família; hábitos e saúde mental da mãe; características, hábitos e desenvolvimento da criança.

Mais três acompanhamentos foram realizados, aos 24 meses, aos 48 meses e o mais recente, aos 72 meses, quando as crianças estavam, em média, com seis anos de idade. Este último, realizado a partir de outubro de 2010, não ocorreu em visita domiciliar, como os demais. O quinto acompanhamento da Coorte de 2004 inaugurou as novas instalações do Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE) que foi construído exclusivamente para atender os participantes das coortes.

O local mantém equipamentos de última geração para diversos tipos de exames. A Coorte de 2004 utilizou o DXA (Dual energy X-rayAbsorptiometry), que permite avaliar a composição corporal; o Bod-pod, que mede a densidade corporal e o 3D Photonic Scanner, que cria uma imagem tridimensional do corpo e permite tirar medidas como comprimento das pernas, braços, circunferências, altura etc.

Além desses exames, neste acompanhamento, também foram coletados dados socioeconômicos, sobre escolaridade, sobre hábitos alimentares, sobre desenvolvimento infantil, entre outros.

O detalhamento do estudo de Coorte de 2004 está registrado em dezenas de artigos científicos produzidos pelos pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE) e por alunos do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. Confira alguns desses artigos que estão disponíveis em revistas de acesso livre.

Os instrumentos e questionário utilizados nos principais acompanhamentos e subestudos estão à disposição da comunidade científica.

Clique Aqui

Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas