Facebook

Estudos - Coorte 1982

Comunidade Científica

A coorte das crianças nascidas em Pelotas em 1982 trata-se do maior estudo longitudinal epidemiológico realizado em países da América Latina. O estudo foi realizado em etapas, sendo a primeira denominada Estudo Perinatal em que foram identificados todos os nascidos em hospitais da cidade, de janeiro a dezembro de 1982. Foram registrados 7.392 nascimentos, no entanto, a pesquisa previa focar-se apenas nos nascidos vivos cujas mães residiam na zona urbana da cidade. Essa delimitação levou ao número de 5.914 crianças aptas a participar do estudo.

Acompanhamentos
Durante todo o ano de 82, médicos da equipe de pesquisa visitaram diariamente as três maternidades da cidade a fim de entrevistar as mães que haviam dado à luz e examinar os recém-nascidos. As mães eram entrevistadas a respeito de uma série de fatores biológicos; demográficos; socioeconômicos e assistenciais. Os dados do recém-nascido incluíam sexo, gestação única ou de gêmeos, idade gestacional, morbidade e mortalidade perinatal e tipo de parto. As mães eram pesadas e medidas antes do parto, e os bebês eram pesados logo após o nascimento. A equipe que realizou esse trabalho foi previamente treinada em um estudo-piloto.

Após essa fase de identificação, diversos acompanhamentos foram realizados através de visitas domiciliares.

1983 - Foi realizado acompanhamento das crianças nascidas entre janeiro e abril de 1982, cuja idade média era de 12 meses. Nesse momento, foram utilizados os dados cadastrais informados pelas mães no hospital. Das 1.916 crianças procuradas, 1.457 foram localizadas, o que representou uma perda de 20%. Neste acompanhamento, as crianças foram pesadas e medidas. E suas mães ou responsáveis foram entrevistados sobre suas características socioeconômicas, ambientais, demográficas e relativas à dieta, à morbidade hospitalar e à utilização dos serviços de saúde.

1984 - Foi realizado um censo de todos os 68.590 domicílios da cidade a fim encontrar todas as crianças nascidas em 1982. A iniciativa tinha o objetivo de reduzir a perda de 20% ocorrida em 1983. Este acompanhamento localizou 4.933 crianças, registrando a perda de 12,8%. Através do censo foi possível saber que 45% das famílias haviam trocado de endereço dentro da cidade desde o primeiro contato, há dois anos. Neste segundo acompanhamento, as crianças foram novamente medidas e pesadas e suas mães, entrevistadas. Além dos questionamentos feitos no acompanhamento anterior, os pesquisadores colheram informações sobre algumas doenças comuns e desenvolvimento psicomotor da criança. Ainda, coletaram dados sobre a saúde da mãe. Todos esses dados foram ligados às informações já obtidas no estudo perinatal e no primeiro acompanhamento.

1986 - Foi realizado novo censo em todos os domicílios da cidade. O trabalho de campo durou de dezembro de 1985 a abril de 1986 e a idade média das crianças era de 43 meses. Foram localizadas 4.742 crianças, representando 84,1% do total dos pesquisados. Novamente foram colhidas variáveis socioeconômicas, demográficas, ambientais e alimentares. Entre as novidades deste acompanhamento houve uma breve entrevista com as próprias crianças.

1995 - Foi realizado acompanhamento com 20% da coorte. O método de localização utilizado foi o registro do último acompanhamento. Foram encontrados 715 pesquisados, que estavam com a idade média de 13 anos.

1996 - Foi realizado acompanhamento com 27% da coorte. Foram procurados 1.597 adolescentes, mas foram localizados 1.076. A idade média dos pesquisados era de 14,7 anos.

1997 a 2001 - Foi realizado estudo etnográfico com 96 jovens da coorte, de 15 a 19 anos de idade.

2000 - Foi realizado acompanhamento com todos os jovens do sexo masculino. A identificação dos pesquisados foi realizada por meio do serviço de alistamento militar. Eram esperados 3.037 jovens, mas foram encontrados 2.250, o que se acredita ser o total dos rapazes da coorte que moravam na cidade na época. Neste acompanhamento foram realizados questionários sobre as condições socioeconômicas atuais, hábitos de vida (tabagismo, drogas e atividade física), alimentação, trabalho, morbidade, escolaridade, consumo de medicação, sexualidade, saúde mental e utilização de serviços de saúde. A partir desses dados foi possível avaliar a relação das doenças respiratórias com o baixo peso ao nascer e com o retardo de crescimento intrauterino.

2001 - Foi realizado estudo com 27% da coorte, quando se entrevistou 1.031 jovens com idade média de 18,9 anos.

2004-05 - Foi realizado censo de 98 mil domicílios de Pelotas com objetivo de encontrar todos os participantes da coorte. Foram encontrados 4.297 jovens com idade média de 22,8 anos. Neste acompanhamento foram identificados 282 óbitos desde o nascimento. Além dos questionários padrão, nesta fase houve a coleta de sangue de 3.914 indivíduos (91,1%). A partir dessa iniciativa criou-se o banco de DNA da Coorte de 1982.

O detalhamento do estudo de Coorte de 1982 está registrado em centenas de artigos científicos produzidos pelos pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE) e por alunos do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. Confira alguns desses artigos que estão disponíveis em revistas de acesso livre.

Os instrumentos e questionário utilizados nos principais acompanhamentos e subestudos estão à disposição da comunidade científica.

Clique Aqui

Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas