Mestrado - PPGEpi

O Curso de Mestrado em Epidemiologia da UFPel tem mantido um perfil de ensino e de pesquisa prático e dinâmico. Seus discentes são guiados em um processo abrangente de formação, desde os fundamentos mais básicos, como conceitos e teorias, até a elaboração de projeto e redação de artigos científicos. Seu objetivo é capacitar epidemiologistas com experiência sólida de campo, com habilidade de organização e de levantamento de dados primários, além de proficiência na análise das informações obtidas. O Programa forma epidemiologistas para serem independentes na análise de seus dados, com amplo domínio na área de Bioestatística. Essa abordagem visa a garantir que os graduados estejam preparados não apenas para compreender os conceitos teóricos, mas também para aplicá-los de forma prática e eficaz em suas atividades de pesquisa epidemiológica.

O público-alvo do Curso de Mestrado em Epidemiologia abrange tanto profissionais quanto recém-graduados na área da saúde ou em cursos relacionados. Ao longo de sua história, o curso tem formado profissionais oriundos de diversas áreas, incluindo Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Serviço Social, Medicina Veterinária, Educação Física, Psicologia, Estatística, Engenharia, Biologia e Farmácia.

Para obtenção do título de Mestre em Epidemiologia, requer que o(a) discente integralize no mínimo 70 créditos, distribuídos entre disciplinas optativas e obrigatórias. Para se habilitar à defesa da dissertação, o volume deve conter: um artigo científico original oriundo do trabalho de pesquisa desenvolvido no Programa pronto para ser submetido a um periódico; projeto de pesquisa qualificado; eventuais modificações do projeto, se aplicável; e relatório sobre o trabalho de campo realizado durante a sua pesquisa.

As disciplinas do PPGEpi possuem duração de dois meses (bimestre). As disciplinas obrigatórias ocorrem com aulas semanais, de segunda a quarta-feira. As disciplinas optativas são geralmente ofertadas nos anos pares, muitas vezes em formato condensado. Uma vez matriculado, o(a) aluno(a) assume o compromisso de se dedicar, pelo menos, vinte (20) horas semanais, no período diurno, ao Programa durante todo o curso.


Durante o mestrado, os(as) alunos(as) tem a oportunidade de interagir com estudantes de graduação por meio de monitorias e através do Programa de Estágio de Docência Orientada (EDO), criado pela CAPES. Os(As) alunos(as) bolsistas devem realizado estágios por no mínimo quatro (04) semestres, enquanto os não bolsistas por dois (02) semestres.


O componente teórico-prático obrigatório do curso tem a duração de doze (12) meses, compreendendo quatro (04) bimestres comuns a todas as áreas de concentração. Além disso, são oferecidas disciplinas intensivas que variam entre um (01) e três (03) créditos, com cargas horárias variadas.

Disciplinas obrigatórias

Código: 458120

Carga horária: 34

Créditos: 2

Ensinar fundamentos e conceitos básicos de epidemiologia e de estudos epidemiológicos.

Conteúdos:

– história, enfoques básicos e usos da Epidemiologia;
– medidas de ocorrência de doenças (estatísticas de morbidade e de mortalidade);
– medidas de efeito e de impacto;
– causalidade;
– validade interna e externa e erros em estudos epidemiológicos;
– tipologia de estudos epidemiológicos.

Código: 458006

Carga horária: 34

Créditos: 2

Introduzir o(a) aluno(a) ao pensamento estatístico, levando-o(a) a perceber a importância e a natureza da variabilidade envolvida nos dados de interesse em epidemiologia e nas estatísticas derivadas de amostras; conceituar probabilidades e distribuições de frequência e de probabilidade em geral, e as distribuições binomial e normal em particular; instrumentalizar os(as) alunos(as) em relação a técnicas de sumarização de dados, intervalos de confiança, e testes de hipóteses.

Conteúdos:

– tipos de variáveis, representação tabular e gráfica, distribuições de frequência;
– medidas de sumarização dos dados e probabilidades;
– distribuições binomial e normal, e distribuição das médias amostrais;
– testes de hipóteses: formalização e comparação de 2 médias;
– intervalos de confiança;
– poder e tamanho de amostra.

Código: 458124

Carga horária: 17

Créditos: 1

Permitir aos alunos(as) utilizar os recursos do programa de forma mais eficiente, através da aprendizagem de comandos. Explorar alguns dos recursos do programa para gerenciamento de dados, gerar tabelas e gráficos e realizar análises estatísticas básicas.

Conteúdos:

– criação de banco de dados, editar o banco para eliminar erros, anexar documentação;
– descrição de variáveis, organização, simplificação;
– combinar bancos de dados (“merge” e “append”);
– gerar novas variáveis;
– funções e expressões: uso do comando “egen” (gerar padrões, padronização de variáveis, funções para as linhas de uma base de dados);
– mudança da forma dos bancos de dados (colapsar dados, trabalhar com o comando “reshape”);
– trabalhar com datas em Stata;
– gráficos e tabelas em Stata;
– organizar e documentar o trabalho realizado em Stata.

Código: 458017

Carga horária: 17

Créditos: 1

Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.

Código: 458031

Carga horária: 34

Créditos: 2

Demonstrar aos alunos como definir um tópico de pesquisa.
Capacitar os alunos a explicar as hipóteses e objetivos do estudo proposto
Capacitar os alunos a justificarem adequadamente o tema em estudo
Instrumentalizar os alunos para que possam realizar revisão bibliográfica

Conteúdos:

Escolha do tópico de pesquisa
Definição de hipóteses e objetivos
Execução da revisão bibliográfica
Exemplificar objetivos, hipóteses e justificativas

Código: 458064

Carga horária: 17

Créditos: 1

Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.

Conteúdos:

Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.

Código: 458123

Carga horária: 17

Créditos: 1

Proporcionar à aplicação de conteúdos de Ciências Sociais à Epidemiologia, através do estudo da determinação social da saúde, da reflexão sobre modelos teóricos, heterogeneidade, desigualdade e iniquidade em saúde. Além disso, discutir o papel dos sistemas, políticas e serviços de saúde na redução das iniquidades em saúde e proporcionar ao aluno(a) uma visão crítica sobre o seu tema de pesquisa, utilizando os fundamentos das Ciências Sociais no desenvolvimento de sua dissertação ou tese.

Conteúdos:

– ciências sociais aplicadas à epidemiologia;
– determinação social da saúde;
– modelos teóricos;
– heterogeneidade, desigualdade e iniquidade em saúde;
– sistemas, políticas e serviços de saúde e a redução das iniquidades.

Código: 458029

Carga horária: 34

Créditos: 2

Proporcionar conhecimento aprofundado sobre estudos transversais, desde sua implementação até a análise de dados; compreender os processos de confundimento, mediação e modificação de efeito em epidemiologia e entender os principais indicadores de validade e repetibilidade de instrumentos de pesquisa epidemiológica.

Conteúdos:

– estudos descritivos;
– estudos transversais (delineamento, vieses, implementação e análise);
– fatores de confusão, mediadores e modificadores de efeito;
– validade e repetibilidade.

Código: 458009

Carga horária: 34

Créditos: 2

Habilitar os alunos a fazer análises de dados categóricos através de tabelas de contingência; realizar estratificações para controle de confundimento e identificar interações. Serão introduzidas também técnicas de comparação de múltiplas médias e de avaliação de repetibilidade e confiabilidade.

Conteúdos:

– tabelas de contingência 2 × 2.
– análises de tabelas 2 × 2 e tabelas 2 × k.
– análise de múltiplas tabelas 2 X 2 e teste de Mantel-Haenszal
– comparação de múltiplas médias: análise de variância;
– correlação entre variáveis contínuas;
– análise de variância: ANOVA de 2 entradas;
– repetibilidade e confiabilidade.

Código: 458072

Carga horária: 17

Créditos: 1

Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.

Código: 458114

Carga horária: 34

Créditos: 2

Capacitar o aluno a delinear metodologicamente o projeto de pesquisa.

Conteúdos:

1. Justificativa para a escolha do delineamento

2. Definição operacional do desfecho

3. Definição operacional da exposição

4. Definição da população-alvo

5. Critérios de inclusão e exclusão

6. Cálculo do tamanho da amostra

7. Amostragem

Código: 458065

Carga horária: 17

Créditos: 1

Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.

Conteúdos:

Serão apresentados seminários com assuntos de interesse na área de epidemiologia, sendo que as apresentações podem ser oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.

Código: 458032

Carga horária: 34

Créditos: 2

Ao final do curso, os alunos deverão demonstrar conhecimento aprofundado sobre estudos de coorte e estudos experimentais em epidemiologia, desde sua implementação até a análise dos dados.

Conteúdo:

– estudos de coorte (delineamento, vieses, implementação e análise);
– estudos experimentais (delineamento, vieses, implementação e análise).

Código: 458118

Carga horária: 34

Créditos: 2

O objetivo desta disciplina é familiarizar os alunos com a modelagem estatística no contexto de modelos de regressão linear e logística. Exploraremos os modelos em termos de sua formulação, parâmetros e estimação. Será dada ênfase especial na interpretação dos resultados no contexto da epidemiologia. Discutiremos também como escolher o melhor modelo para cada situação e como fazer uma crítica dos modelos utilizados, em termos da adequação a cada caso e do ajuste estatístico.

Conteúdos:

– modelos estatísticos. Correlação e regressão linear simples;
– regressão logística simples e múltipla no contexto de um estudo transversal. Transformação, parâmetros e interpretação;
– egressão logística simples e múltipla no contexto de um estudo caso-controle. Confundimento, interação: paralelo com análise estratificada;
– regressão linear múltipla. Análise de estudo transversal com desfecho contínuo e preditores contínuos e categóricos;
– estratégias para seleção de variáveis e de ajuste, centralização de variáveis, categorização de variáveis;
– o tempo em estudos longitudinais: o modelo Poisson;
– transformação de variáveis, centralização de variáveis e categorização de variáveis.

Código: 458073

Carga horária: 17

Créditos: 1

Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.

Código: 458115

Carga horária: 34

Créditos: 2

Considerando o tema da dissertação, a disciplina objetiva capacitar o aluno para a conclusão do seu projeto, com enfoque no estabelecimento da logística e estratégia para a coleta de dados, elaboração e pré-testagem de instrumentos e manuais de orientação, bancos de dados e organização da equipe do consórcio.



Conteúdos:

1. Logística de pesquisa e estratégia de coleta de dados


2. Questões éticas em pesquisa populacional


3. Cronograma do trabalho


4. Instrumentos e manuais


5. Preparação de banco de dados


6. Organização do Consórcio – comissões/equipes

Código: 458066

Carga horária: 17

Créditos: 1

Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.

Conteúdos:

Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.

Código: 458033

Carga horária: 17

Créditos: 1

Proporcionar ao aluno(a) uma visão crítica dos conceitos básicos de demografia aplicada à saúde pública; orientá-lo a identificar fontes de informação úteis sobre população e estatísticas vitais; calcular medidas básicas de mudanças populacionais, bem como, identificar os determinantes da dinâmica populacional; capacitá-lo a compreender questões contemporâneas críticas relacionadas à dinâmica populacional e a desenvolver a capacidade de pensar o fato epidemiológico desde uma perspectiva de articulação sociodemográfica e biológica.

Conteúdos:

– introdução;
– conceitos e características básicas;
– saúde-doença como processo demográfico
demografia e epidemiologia;
– fatores estáticos e dinâmicos da população;
– medidas demográficas básicas;
– determinantes da dinâmica populacional;
– transição demográfica;
– questões demográficas contemporâneas.

Técnicas:
– padronização de taxas/coeficientes;
– tabelas de sobrevivência/tábuas de vida;
– censos e pesquisa por amostragem;
– uso de dados secundários: ênfase no SIM e SINASC.

Código: 458101

Carga horária: 51

Créditos: 3

Proporcionar ao aluno(a) os conhecimentos avançados sobre temas específicos da Epidemiologia, não cobertos em fases anteriores do Curso.

Conteúdos:

– estudos ecológicos;
– modelos hierarquizados;
– estudo de casos e controles aninhados (“nested”);
– análise de sobrevivência;
– análise de coortes com base em dados secundários;
– modelagem de múltiplos níveis;
– quasi experimentações.

Código: 458034

Carga horária: 17

Créditos: 1

Propiciar aos alunos experiência de docência sob supervisão de seus orientadores (ou não) de mestrado ou doutorado. Todas as atividades devem estar de acordo com a programação específica com a disciplina onde o estágio se desenvolverá e deverão compreender, em algum nível, o preparo e apresentação de aulas teóricas, seminários e a orientação dos alunos de graduação em aulas teóricas e práticas. 



Conteúdos:

De acordo com cada disciplina da graduação, desde que sejam compatíveis com os conhecimentos adquiridos em epidemiologia e estatística no PPGEpi.

Código: 458074

Carga horária: 17

Créditos: 1

Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.

Código: 458022

Carga horária: 34

Créditos: 2

Considerando o tema da dissertação, a disciplina objetiva capacitar o aluno para a preparação do trabalho de campo. 



Conteúdos:


1. Elaboração de um projeto amplo que englobe os projetos individuais de cada mestrando, para submissão ao comitê de ética em pesquisa.


2. Seleção de entrevistadores


3. Treinamento de entrevistadores


4. Realização do estudo piloto


5. Localização da amostra

Carga horária: 17

Créditos: 1

Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.

Conteúdos:

Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.

Código: 458090

Carga horária: 17

Créditos: 1

Propiciar aos alunos experiência de docência sob supervisão de seus orientadores (ou não) de mestrado ou doutorado. Todas as atividades devem estar de acordo com a programação específica com a disciplina onde o estágio se desenvolverá e deverão compreender, em algum nível, o preparo e apresentação de aulas teóricas, seminários e a orientação dos alunos de graduação em aulas teóricas e práticas. 



Conteúdos:


De acordo com cada disciplina da graduação, desde que sejam compatíveis com os conhecimentos adquiridos em epidemiologia e estatística no PPGEpi.

Código: 458117

Carga horária: 51

Créditos: 3

Iniciar o(a) aluno(a) nos modelos de regressão logística e Poisson, no contexto dos modelos lineares generalizados. Espera-se que, ao final do curso, os alunos estejam capacitados a: i) identificar problemas onde estes modelos sejam aplicáveis; ii) utilizá-los de forma adequada; iii) fazer uma avaliação do modelo ajustado; iv) interpretar corretamente os resultados. Espera-se também que os alunos tenham uma visão geral da teoria de estimação utilizada para a construção dos modelos. Será utilizado o pacote estatístico Stata para a realização dos trabalhos práticos.

Conteúdos:

– modelos Lineares Generalizados: conceito geral, motivação, componentes, exemplos, estimação;
– superdispersão – O que é, por que acontece. Processo de Poisson e distribuição binomial: distribuição, modelo e parâmetros;
– significância e testes, comparações, contrastes, construção de estimativas lineares e não lineares, incluindo cálculo de termos de interação;
– fugindo da linearidade – Como encurvar uma reta? Transformações, modelos polinomiais (regressão polinomial e por polinômios fracionais);
– diagnóstico: qualidade de ajuste, colinearidade, falta de informação, superdispersão;
– seleção de variáveis, construção de modelos e modelos conceituais;
– modelo Poisson e regressão de Cox.

Código: 458037

Carga horária: 51

Créditos: 3

Capacitar os(as) alunos(as) a planejar e a executar análises de dados, bem como a redigir seus artigos científicos.

Conteúdos:

– planejamento de análise;
– análise de dados;
– elaboração de tabelas e figuras;
– redação de um artigo científico;
– conhecimento sobre fator de impacto;
– update sobre publicações científicas no país.

Código: 458074

Carga horária: 17

Créditos: 1

Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.

Código: 450028

Carga horária: 34

Créditos: 2

A disciplina deve dar início ao trabalho de campo dos alunos do mestrado, previamente organizado, e todo o processo que decorre de seu início.

Conteúdo:


Organizar contatos e início das tarefas dos mestrandos para início dos trabalhos. 
Acompanhar os problemas e proporcionar soluções.
Supervisionar o controle de qualidade da coleta de dados e do banco de dados.
Orientar a elaboração do relatório final de trabalho de campo.



Avaliação:

Será pontuada a participação e presença dos alunos em cada etapa a ser desenvolvida.

Código: 458068

Carga horária: 17

Créditos: 1

Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.

Conteúdos:

Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.

Código: 458076

Carga horária: 17

Créditos: 1

Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.

Código: 458086

Carga horária: 34

Créditos: 2

Enfatizar os valores éticos em pesquisa científica. Aperfeiçoar e orientar o exercício profissional, na área da saúde, mediante conhecimento e reflexão sobre determinações nacionais e internacionais que regulam as pesquisas com seres humanos.

Conteúdos:

– histórico de ética em pesquisa com seres humanos;
– conceitos básicos de ética aplicada a seres humanos; – requisitos éticos necessários em estudos epidemiológicos, salientando a construção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em pesquisas;
– cooperação ética entre grupos de pesquisa/pesquisadores em saúde.

Código: 450029

Carga horária: 34

Créditos: 2

A disciplina se propõe a finalizar o trabalho de campo dos alunos do mestrado, corrigir e orientar todo o processo final de trabalho de campo e apresentação dos resultados à comunidade acadêmica, entrevistados e outras instituições envolvidas, quando ocorrer. 



Conteúdo:

Revisar os dados coletados e organizar o encerramento do trabalho de campo do mestrado. 
Supervisionar o controle de qualidade final da coleta e do banco de dados.
Revisar o relatório final do trabalho de campo.
Supervisionar a elaboração de material para devolução dos resultados à comunidade.



Avaliação:

Será pontuada a participação e presença dos alunos em cada etapa a ser desenvolvida.

Código: 458119

Carga horária: 34

Créditos: 2

A disciplina tem como objetivo discutir a trajetória histórica e institucional da saúde pública no Brasil, identificar o seu campo de conhecimento e de atuação e apresentar o estado de arte para as principais causas de adoecimento e morte da população brasileira.

Conteúdos:

Bases históricas da saúde pública; história da saúde pública na realidade brasileira; saúde pública como campo de conhecimento; indicadores de saúde: usos e implicações em saúde pública; saúde pública nos diferentes tipos de governo: da República Velha a Redemocratização do Brasil; Saúde Pública e transformações demográficas e epidemiológicas; Saúde Pública e doenças transmissíveis e não transmissíveis; Saúde do trabalhador e saúde pública; Saúde pública e saúde da mulher e da criança; Saúde pública e políticas de alimentação e nutrição; SUS: princípios, gestão e modelos de prestação de serviços assistenciais; Interdisciplinaridade no ensino e pesquisa em saúde pública.

Código: 458069

Carga horária: 17

Créditos: 1

Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.

Conteúdos:

Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.

Código: 458077

Carga horária: 17

Créditos: 1

Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.

Código: 458070

Carga horária: 17

Créditos: 1

Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.

Conteúdos:

Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.

Código: 458078

Carga horária: 17

Créditos: 1

Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.

Código: 458071

Carga horária: 17

Créditos: 1

Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.

Conteúdos:

Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.

Optativas

Optativa

Código: 450030

Carga horária: 34

Créditos: 2

Introduzir os conceitos de avaliação e monitoramento de desigualdades em saúde. Os tópicos a serem abordados serão:
– indicadores e estratificadores;
– medidas simples de desigualdades;
– medidas complexas de desigualdades para grupos ordenados;
– medidas complexas de desigualdades para grupos não-ordenados;
– padrões de desigualdades;
– técnicas de avaliação de tendência;
– drivers/determinantes de desigualdades.

Optativa

Código: 7450012

Carga horária: 51

Créditos: 3

Objetiva apresentar aspectos conceituais e práticos da metodologia estatística de análise de variável instrumental. Ao final, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

– definir o que é uma variável instrumental e compreender suas aplicações em estudos epidemiológicos experimentais e observacionais;

– conhecer os pressupostos necessários para validade dos resultados de uma análise de variável instrumental;

– compreender artigos científicos utilizando análise de variável instrumental;

– realizar e interpretar os resultados de uma análise de variável instrumental;

– avaliar empiricamente a plausibilidade dos pressupostos de análise.

Optativa

Código: 458122

Carga horária: 51

Créditos: 3

Capacitar os alunos a utilizar a Epidemiologia para a diagnosticar a problemática de saúde da população, elaborar planos e programas de ação e avaliar as atividades desenvolvidas pelos serviços de saúde.



Conteúdos:

– epidemiologia e os serviços de saúde: histórico;
- como avaliar as condições de saúde da população?;


– identificação da problemática local: o diagnóstico de saúde;


– estudos de morbidade da demanda dos serviços: hospitais, ambulatórios/postos de saúde, registros especiais;


– vigilância epidemiológica: as doenças de notificação compulsória;


– avaliação epidemiológica dos serviços de saúde: introdução, necessidades de saúde, avaliação de programas e ações e avaliação de resultados.

Optativa

Código: 458133

Carga horária: 51

Créditos: 3

Certificar o(a) aluno(a) sobre os principais métodos e marcadores biológicos do consumo alimentar, técnicas de avaliação da composição corporal, avaliação nutricional de comunidade sadia, avaliação nutricional da coletividade enferma e deficiências nutricionais.



Consteúdos:

– introdução à avaliação nutricional;

– técnicas de medidas antropométricas;


– técnicas de padronização na tomada de medidas;


– tipos de erros;


– inquéritos dietéticos: tipos, vantagens e limitações de cada método;
- construção e validação de questionários de frequência alimentar: validação relativa;


– marcadores biológicos do consumo alimentar;


– avaliação quantitativa e qualitativa da qualidade da dieta: recomendações nutricionais, índices e padrões alimentares;


– avaliação da composição corporal: métodos diretos e duplamente indiretos;


– avaliação nutricional da coletividade enferma;


– paradoxo da obesidade;


– avaliação nutricional da coletividade sadia: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes;


– deficiências nutricionais.

Optativa

Código: 458121

Carga horária: 51

Créditos: 3

Instrumentalizar os(as) alunos(as) para planejar, analisar e interpretar os resultados de estudos de validação de testes, programas de rastreamento de doenças, bem como estudos sobre prognóstico e tratamento de doenças.



Conteúdos:

– usos da epidemiologia na clínica médica;


– conceitos de validade e repetibilidade de testes; 


– estudos para avaliar validade e repetibilidade de testes;


– planejamento de estudos para avaliar validade de testes;


– estudos para avaliar programas de rastreamento (screening) de doenças;

– estudos para avaliar história natural e prognóstica;


– estudos sobre tratamento.

Optativa

Código: 458099

Carga horária: 51

Créditos: 3

Oferecer um panorama da epidemiologia dos agravos bucais no Brasil e no mundo, a forma de medida (índices e indicadores) e os principais fatores associados a estes agravos; aspectos básicos de estatística aplicada à área serão abordados. Ao final da disciplina o(a) aluno(a) deverá ser capaz de demonstrar conhecimentos sobre: elaboração de estudo epidemiológico (“survey”) em saúde bucal, tabulação, análise e interpretação de dados epidemiológicos de saúde bucal.

Optativa

Código: 450023

Carga horária: 34

Créditos: 2

Aborda a violência como um problema de saúde pública e não somente de segurança pública. Tem como objetivo introduzir ao aluno(a) aos métodos de pesquisa sobre violência, taxas de violência no Brasil e no mundo, consequências de violência para saúde, mecanismos biopsicossociais envolvidos na ocorrência da violência e intervenções para reduzir violência.

Optativa

Código: D001117

Carga horária: 51

Créditos: 3

Aborda os mecanismos moleculares, gênicos e cromossômicos que regem a herança genética na espécie humana, a variabilidade do genoma humano e as consequências de mutações e polimorfismos em doenças.


Conteúdos:

– organização do material genético; 


– ciclo celular, divisão celular e estrutura/função dos cromossomos;

– estrutura dos genes humanos; 


– replicação, transcrição e tradução; 


– controle da expressão gênica/epigenética; 


– variabilidade do genoma humano; 


– mutações e suas consequências clínicas; 


– herança monogênica e multifatorial; 


– genética do desenvolvimento humano; 


– genética de populações; 


– farmacogenética; 


– imunogenética.

Optativa

Código: D001116

Carga horária: 51

Créditos: 3

Epidemiologia genética é um campo interdisciplinar que estuda tanto fatores de risco genéticos quanto ambientais e a interação entre eles para entender a etiologia de doenças em famílias e populações. Visa caracterizar e aprofundar os principais conceitos e aplicações de Epidemiologia Genética em uma abordagem teórico-prática.



Conteúdos:


– conceitos de epidemiologia genética; 


– haplótipos; 


– ligação genética; 


– associação genética; 


– delineamentos em estudos de associação genética; 


– estratificação populacional; 


– interação gene x ambiente; 


– interação gene x gene; 


– aleatorização mendeliana; 


– epidemiologia genética na era genômica.

Optativa

Código: 458102

Carga horária: 17

Créditos: 1

Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002). Será discutido o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital e capacitar os(as) alunos(as) a avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital. 


Consteúdo:


– definição e objetivos de Epidemiologia do Ciclo Vital

Para os(as) alunos(as) cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes, a disciplina será obrigatória durante os 8 bimestres de oferta. Para os demais alunos(as) a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGEpi, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina ficará dispensado durante o doutorado.

Optativa

Código: 458103

Carga horária: 17

Créditos: 1

Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital. 



Conteúdo:

Origens da Epidemiologia do Ciclo Vital


Normas da disciplina:
Para os(as) alunos(as) cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes, a disciplina será obrigatória durante os bimestres de oferta. Para os demais alunos(as) a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGEpi, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina ficará dispensado durante o doutorado.

Optativa

Código: 458104

Carga horária: 17

Créditos: 1

Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital. 



Conteúdo:

Modelos conceituais no Ciclo Vital




Normas da disciplina:

Para os(as) alunos(as) cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes, a disciplina será obrigatória durante os bimestres de oferta. Para os demais alunos(as) a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGEpi, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina ficará dispensado durante o doutorado.

Optativa

Código: 458105

Carga horária: 17

Créditos: 1

Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital. 



Conteúdo: 
Exposição e doença no nível intergeracional


Normas da disciplina:
Para os(as) alunos(as) cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes, a disciplina será obrigatória durante os bimestres de oferta. Para os demais alunos(as) a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGEpi, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina ficará dispensado durante o doutorado.

Optativa

Código: 458106

Carga horária: 17

Créditos: 1

Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital. 



Consteúdo:


Delineamento de estudos do ciclo vital para analisar diferenças individuais e desenvolvimento



Normas da disciplina: disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.

Optativa

Código: 458107

Carga horária: 17

Créditos: 1

Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital. 



Conteúdo:

Abordagens do Ciclo Vital para as principais doenças crônicas do adulto (doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias, câncer, doenças psiquiátricas)



Normas da disciplina: disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.

Optativa

Código: 458108

Carga horária: 17

Créditos: 1

Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital. 



Conteúdo:

Ciclo Vital e possibilidades de intervir




Normas da disciplina: disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.

Optativa

Código: 458109

Carga horária: 17

Créditos: 1

Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital. 



Conteúdo:

Perspectivas de investigação


Normas da disciplina: a disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.

Optativa

Código: 7450009

Carga horária: 34

Créditos: 2

A disciplina desenvolverá conhecimento na área da Farmacoepidemiologia, tendo em vista a necessidade de
informação e formação dos profissionais de saúde e áreas afins, sobre a avaliação do uso de medicamentos,
segurança e risco-benefício. A disciplina permitirá a aquisição de conhecimentos sobre conceitos e práticas, coleta de informações, tratamento e análise de dados relativos ao uso de medicamentos e avaliação de estudos de consumo de medicamentos.

Optativa

Código: 450024

Carga horária: 51

Créditos: 3

Aborda tópicos relacionados ao processo de inferência causal em estudos epidemiológicos, enfocando nas diferentes estratégias utilizadas para aumentar o processo de inferência sobre causalidade em Epidemiologia.

Optativa

Código: D001114

Carga horária: 34

Créditos: 2

São os objetivos principais: 

a) introduzir os conceitos de regressão utilizados em estudos na área da saúde (linear e logística); 

b) conceituar fatores de confusão e interação  

c) conceituar modelos de regressão multivariável.



 

Conteúdos: 


– como apresentar resultados e testes não-paramétricos; 


– medidas de efeito; 


– concordância e repetibilidade; 


– controle de confundimento e interação; 


– correlação e regressão linear simples; 


– regressão Logística; 


– regressão multivariável.

Optativa

Código: 458087

Carga horária: 51

Créditos: 3

Apresentar os métodos básicos qualitativos e os principais elementos da abordagem qualitativa na área da saúde.



Conteúdos:

– história, enfoque básico sobre método científico e pesquisas qualitativas;


– tipos de técnicas/métodos qualitativos;

– limites e vantagens dos métodos e exemplos.

Optativa

Código: 458015

Carga horária: 51

Créditos: 3

Apresentar uma introdução teórica a estes modelos, que possibilite a compreensão de seus pressupostos e a correta interpretação dos resultados, assim como familiarizar os(as) alunos(as) com o aplicativo MLwiN, utilizado para o ajuste destes modelos.



Conteúdos:

– hierarquias e contexto; 


– efeitos contextuais com modelos de coeficientes fixos e aleatórios;


– modelos multinível de variância simples;


– teste e seleção de variáveis contínuas e categóricas;


– estimação dos modelos;


– modelo teórico hierarquizado com modelos multinível; 


– regressão logística multinível;


– modelos multinível com variância complexa.

Optativa

Código: 458025

Carga horária: 51

Créditos: 3

Discutir as necessidades de saúde da população, a infraestrutura disponível para as ações de saúde pública e a articulação da resposta social no enfrentamento de problemas prioritários em saúde pública. Refletir sobre alternativas às políticas de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde e estimular a formulação de novas políticas de saúde, considerando necessidades sociais, evidências acumuladas, viabilidade e eficácia.



Conteúdos:


– identificação das necessidades de saúde da população;


– avaliação da capacidade instalada;


– formulação de políticas de saúde;


– avaliação de políticas de saúde.

A linha do tempo do mestrado, abaixo disponível, resume os principais prazos a serem observados para a conclusão do curso.

O Regimento do PPGEpi disserta todo o funcionamento do curso de mestrado. O prazo mínimo para defesa de Dissertação é de quinze (15) meses e o máximo de vinte e quatro (24) meses, a contar do ingresso do(a) aluno(a) no Programa. As escolhas do tema da pesquisa, assim como das disciplinas eletivas, podem ser feitas conforme o interesse e a afinidade de cada aluno(a).

Orientações sobre atividades e formulários específicos para solicitações diversas podem ser encontradas aqui:

Projeto (modelo)

Plano de Trabalho (modelo)

Registro de coorientação

Registro de monitoria voluntária

Requerimento para aproveitamento de créditos

Requerimento de matrícula para aluno(a) externo(a) ao PPGEpi

Requerimento para prorrogações de prazo ou alterações no plano ou projeto

Requerimento para trancamento de matrícula

Guia do(a) estudante

O processo seletivo do mestrado ocorre no final de todos os anos pares, por meio de edital. A seleção é composta por provas (eliminatórias) de: epidemiologia, raciocínio matemático, saúde pública e compreensão de inglês. Além delas, o curriculum vitae e entrevista são parte classificatória do processo seletivo.

Nas provas o(a) candidato(a) deve obter, em cada, nota mínima 5,0 (cinco) para aprovação. A análise do Curriculum Vitae (modelo Lattes) observará, em especial, experiência prévia em pesquisa e publicações na área da saúde coletiva.

2024

Orientações para o exame de qualificação do Mestrado – Edição 2024