O Doutorado em Epidemiologia visa formar pesquisadores capacitados a conduzir estudos inovadores que promovam o avanço do conhecimento científico nesta área. Nesse sentido, é requerido que a tese de doutorado derive de uma pesquisa científica na qual o(a) discente tenha participado de forma efetiva ao longo do curso. As escolhas do tema de pesquisa e das disciplinas eletivas podem ser feitas de acordo com os interesses e afinidades dos profissionais.
O curso tem como público-alvo alunos(as) egressos(as) do mestrado do PPGEpi da UFPel e mestres formados em outras instituições nas áreas da saúde ou outras áreas afins. Profissionais da Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Serviço Social, Medicina Veterinária, Educação Física, Psicologia, Estatística, Engenharia, Biologia e Farmácia, têm integrado as turmas de doutoramento.
O Programa incentiva a produção e publicação de artigos científicos nas principais revistas da área. Muitos(as) alunos(as) têm publicado seus trabalhos em revistas de alto prestígio, como American Journal of Public Health, International Journal of Epidemiology, entre outras. O curso também estimula a participação dos discentes no programa de doutorado sanduíche, que envolve estágios em outras universidades do país e do exterior.
Egressos do Doutorado em Epidemiologia da UFPel frequentemente, são aprovados em concursos públicos para docentes de universidades federais. Há casos recentes em que ex-alunos(as) se tornaram coordenadores de outros cursos de pós-graduação e outros vinculados à Organização Mundial da Saúde, por exemplo.
No curso de Doutorado, o(a) aluno(a) deverá integralizar 59 créditos para se habilitar à defesa.
Durante o doutoramento, os(as) alunos(as) interagem também com os(as) alunos(as) do mestrado e da graduação por meio de monitorias e através do Programa de Estágio de Docência Orientada (EDO), criado pela CAPES. Os(As) alunos(as) bolsistas devem estagiar por no mínimo quatro (04) semestres, enquanto os não bolsistas por dois (02) semestres. Aluno(a) bolsista egresso (mestrado) do PPGEpi deverá integralizar, no mínimo, dois semestres.
Código: 458120
Carga horária: 34
Créditos: 2
Ensinar fundamentos e conceitos básicos de epidemiologia e de estudos epidemiológicos.
Conteúdos:
– história, enfoques básicos e usos da Epidemiologia;
– medidas de ocorrência de doenças (estatísticas de morbidade e de mortalidade);
– medidas de efeito e de impacto;
– causalidade;
– validade interna e externa e erros em estudos epidemiológicos;
– tipologia de estudos epidemiológicos.
Código: 458006
Carga horária: 34
Créditos: 2
Introduzir o(a) aluno(a) ao pensamento estatístico, levando-o(a) a perceber a importância e a natureza da variabilidade envolvida nos dados de interesse em epidemiologia e nas estatísticas derivadas de amostras; conceituar probabilidades e distribuições de frequência e de probabilidade em geral, e as distribuições binomial e normal em particular; instrumentalizar os(as) alunos(as) em relação a técnicas de sumarização de dados, intervalos de confiança, e testes de hipóteses.
Conteúdos:
– tipos de variáveis, representação tabular e gráfica, distribuições de frequência;
– medidas de sumarização dos dados e probabilidades;
– distribuições binomial e normal, e distribuição das médias amostrais;
– testes de hipóteses: formalização e comparação de 2 médias;
– intervalos de confiança;
– poder e tamanho de amostra.
Código: 458124
Carga horária: 17
Créditos: 1
Permitir aos alunos(as) utilizar os recursos do programa de forma mais eficiente, através da aprendizagem de comandos. Explorar alguns dos recursos do programa para gerenciamento de dados, gerar tabelas e gráficos e realizar análises estatísticas básicas.
Conteúdos:
– criação de banco de dados, editar o banco para eliminar erros, anexar documentação;
– descrição de variáveis, organização, simplificação;
– combinar bancos de dados (“merge” e “append”);
– gerar novas variáveis;
– funções e expressões: uso do comando “egen” (gerar padrões, padronização de variáveis, funções para as linhas de uma base de dados);
– mudança da forma dos bancos de dados (colapsar dados, trabalhar com o comando “reshape”);
– trabalhar com datas em Stata;
– gráficos e tabelas em Stata;
– organizar e documentar o trabalho realizado em Stata.
Código: 458017
Carga horária: 17
Créditos: 1
Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
Código: 458024
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.
Conteúdos:
– atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– estudos concluídos ou em andamento;
– relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho;
– temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de Saúde pública e Epidemiologia.
Código: 458064
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.
Conteúdos:
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
Código: 458034
Carga horária: 17
Créditos: 1
Propiciar aos alunos experiência de docência sob supervisão de seus orientadores (ou não) de mestrado ou doutorado. Todas as atividades devem estar de acordo com a programação específica com a disciplina onde o estágio se desenvolverá e deverão compreender, em algum nível, o preparo e apresentação de aulas teóricas, seminários e a orientação dos alunos de graduação em aulas teóricas e práticas.
Conteúdos: De acordo com cada disciplina da graduação, desde que sejam compatíveis com os conhecimentos adquiridos em epidemiologia e estatística no PPGEpi.
Código: 458123
Carga horária: 17
Créditos: 1
Proporcionar à aplicação de conteúdos de Ciências Sociais à Epidemiologia, através do estudo da determinação social da saúde, da reflexão sobre modelos teóricos, heterogeneidade, desigualdade e iniquidade em saúde. Além disso, discutir o papel dos sistemas, políticas e serviços de saúde na redução das iniquidades em saúde e proporcionar ao aluno(a) uma visão crítica sobre o seu tema de pesquisa, utilizando os fundamentos das Ciências Sociais no desenvolvimento de sua dissertação ou tese.
Conteúdos:
– ciências sociais aplicadas à epidemiologia;
– determinação social da saúde;
– modelos teóricos;
– heterogeneidade, desigualdade e iniquidade em saúde;
– sistemas, políticas e serviços de saúde e a redução das iniquidades.
Código: 458029
Carga horária: 34
Créditos: 2
Proporcionar conhecimento aprofundado sobre estudos transversais, desde sua implementação até a análise de dados; compreender os processos de confundimento, mediação e modificação de efeito em epidemiologia e entender os principais indicadores de validade e repetibilidade de instrumentos de pesquisa epidemiológica.
Conteúdos:
– estudos descritivos;
– estudos transversais (delineamento, vieses, implementação e análise);
– fatores de confusão, mediadores e modificadores de efeito;
– validade e repetibilidade.
Código: 458009
Carga horária: 34
Créditos: 2
Habilitar os alunos a fazer análises de dados categóricos através de tabelas de contingência; realizar estratificações para controle de confundimento e identificar interações. Serão introduzidas também técnicas de comparação de múltiplas médias e de avaliação de repetibilidade e confiabilidade.
Conteúdos:
– tabelas de contingência 2 × 2.
– análises de tabelas 2 × 2 e tabelas 2 × k.
– análise de múltiplas tabelas 2 X 2 e teste de Mantel-Haenszal
– comparação de múltiplas médias: análise de variância;
– correlação entre variáveis contínuas;
– análise de variância: ANOVA de 2 entradas;
– repetibilidade e confiabilidade.
Código: 458072
Carga horária: 17
Créditos: 1
Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
Código: 458079
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.
Conteúdos:
Atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– estudos concluídos ou em andamento;
– relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho;
– temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de Saúde pública e Epidemiologia.
Código: 458065
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.
Conteúdos:
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse na área de epidemiologia, sendo que as apresentações podem ser oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
Código: 458032
Carga horária: 34
Créditos: 2
Ao final do curso, os alunos deverão demonstrar conhecimento aprofundado sobre estudos de coorte e estudos experimentais em epidemiologia, desde sua implementação até a análise dos dados.
Conteúdo:
– estudos de coorte (delineamento, vieses, implementação e análise);
– estudos experimentais (delineamento, vieses, implementação e análise).
Código: 458118
Carga horária: 34
Créditos: 2
O objetivo desta disciplina é familiarizar os alunos com a modelagem estatística no contexto de modelos de regressão linear e logística. Exploraremos os modelos em termos de sua formulação, parâmetros e estimação. Será dada ênfase especial na interpretação dos resultados no contexto da epidemiologia. Discutiremos também como escolher o melhor modelo para cada situação e como fazer uma crítica dos modelos utilizados, em termos da adequação a cada caso e do ajuste estatístico.
Conteúdos:
– modelos estatísticos. Correlação e regressão linear simples;
– regressão logística simples e múltipla no contexto de um estudo transversal. Transformação, parâmetros e interpretação;
– egressão logística simples e múltipla no contexto de um estudo caso-controle. Confundimento, interação: paralelo com análise estratificada;
– regressão linear múltipla. Análise de estudo transversal com desfecho contínuo e preditores contínuos e categóricos;
– estratégias para seleção de variáveis e de ajuste, centralização de variáveis, categorização de variáveis;
– o tempo em estudos longitudinais: o modelo Poisson;
– transformação de variáveis, centralização de variáveis e categorização de variáveis.
Código: 458073
Carga horária: 17
Créditos: 1
Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
Código: 458115
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.
Conteúdos: Atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– estudos concluídos ou em andamento;
– relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho;
– temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de Saúde pública e Epidemiologia.
Código: 458066
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.
Conteúdos:
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
Código: 458033
Carga horária: 17
Créditos: 1
Proporcionar ao aluno(a) uma visão crítica dos conceitos básicos de demografia aplicada à saúde pública; orientá-lo a identificar fontes de informação úteis sobre população e estatísticas vitais; calcular medidas básicas de mudanças populacionais, bem como, identificar os determinantes da dinâmica populacional; capacitá-lo a compreender questões contemporâneas críticas relacionadas à dinâmica populacional e a desenvolver a capacidade de pensar o fato epidemiológico desde uma perspectiva de articulação sociodemográfica e biológica.
Conteúdos:
– introdução;
– conceitos e características básicas;
– saúde-doença como processo demográfico
demografia e epidemiologia;
– fatores estáticos e dinâmicos da população;
– medidas demográficas básicas;
– determinantes da dinâmica populacional;
– transição demográfica;
– questões demográficas contemporâneas.
Técnicas:
– padronização de taxas/coeficientes;
– tabelas de sobrevivência/tábuas de vida;
– censos e pesquisa por amostragem;
– uso de dados secundários: ênfase no SIM e SINASC.
Código: 458101
Carga horária: 51
Créditos: 3
Proporcionar ao aluno(a) os conhecimentos avançados sobre temas específicos da Epidemiologia, não cobertos em fases anteriores do Curso.
Conteúdos:
– estudos ecológicos;
– modelos hierarquizados;
– estudo de casos e controles aninhados (“nested”);
– análise de sobrevivência;
– análise de coortes com base em dados secundários;
– modelagem de múltiplos níveis;
– quasi experimentações.
Código: 458074
Carga horária: 17
Créditos: 1
Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
Código: 458022
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.
Conteúdos: Atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– estudos concluídos ou em andamento;
– relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho;
– temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de Saúde pública e Epidemiologia.
Código: 458067
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.
Conteúdos:
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
Código: 458117
Carga horária: 51
Créditos: 3
Iniciar o(a) aluno(a) nos modelos de regressão logística e Poisson, no contexto dos modelos lineares generalizados. Espera-se que, ao final do curso, os alunos estejam capacitados a: i) identificar problemas onde estes modelos sejam aplicáveis; ii) utilizá-los de forma adequada; iii) fazer uma avaliação do modelo ajustado; iv) interpretar corretamente os resultados. Espera-se também que os alunos tenham uma visão geral da teoria de estimação utilizada para a construção dos modelos. Será utilizado o pacote estatístico Stata para a realização dos trabalhos práticos.
Conteúdos:
– modelos Lineares Generalizados: conceito geral, motivação, componentes, exemplos, estimação;
– superdispersão – O que é, por que acontece. Processo de Poisson e distribuição binomial: distribuição, modelo e parâmetros;
– significância e testes, comparações, contrastes, construção de estimativas lineares e não lineares, incluindo cálculo de termos de interação;
– fugindo da linearidade – Como encurvar uma reta? Transformações, modelos polinomiais (regressão polinomial e por polinômios fracionais);
– diagnóstico: qualidade de ajuste, colinearidade, falta de informação, superdispersão;
– seleção de variáveis, construção de modelos e modelos conceituais;
– modelo Poisson e regressão de Cox.
Código: 458037
Carga horária: 51
Créditos: 3
Capacitar os(as) alunos(as) a planejar e a executar análises de dados, bem como a redigir seus artigos científicos.
Conteúdos:
– planejamento de análise;
– análise de dados;
– elaboração de tabelas e figuras;
– redação de um artigo científico;
– conhecimento sobre fator de impacto;
– update sobre publicações científicas no país.
Código: 458074
Carga horária: 17
Créditos: 1
Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
Código: 450028
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.
Conteúdos: Atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– estudos concluídos ou em andamento;
– relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho;
– temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de Saúde pública e Epidemiologia.
Código: 458068
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.
Conteúdos:
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
Código: 458076
Carga horária: 17
Créditos: 1
Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
Código: 458086
Carga horária: 34
Créditos: 2
Enfatizar os valores éticos em pesquisa científica. Aperfeiçoar e orientar o exercício profissional, na área da saúde, mediante conhecimento e reflexão sobre determinações nacionais e internacionais que regulam as pesquisas com seres humanos.
Conteúdos:
– histórico de ética em pesquisa com seres humanos;
– conceitos básicos de ética aplicada a seres humanos; – requisitos éticos necessários em estudos epidemiológicos, salientando a construção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em pesquisas;
– cooperação ética entre grupos de pesquisa/pesquisadores em saúde.
Código: 450029
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.
Conteúdos: Atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– estudos concluídos ou em andamento;
– relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho;
– temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de Saúde pública e Epidemiologia.
Código: 458119
Carga horária: 34
Créditos: 2
A disciplina tem como objetivo discutir a trajetória histórica e institucional da saúde pública no Brasil, identificar o seu campo de conhecimento e de atuação e apresentar o estado de arte para as principais causas de adoecimento e morte da população brasileira.
Conteúdos:
Bases históricas da saúde pública; história da saúde pública na realidade brasileira; saúde pública como campo de conhecimento; indicadores de saúde: usos e implicações em saúde pública; saúde pública nos diferentes tipos de governo: da República Velha a Redemocratização do Brasil; Saúde Pública e transformações demográficas e epidemiológicas; Saúde Pública e doenças transmissíveis e não transmissíveis; Saúde do trabalhador e saúde pública; Saúde pública e saúde da mulher e da criança; Saúde pública e políticas de alimentação e nutrição; SUS: princípios, gestão e modelos de prestação de serviços assistenciais; Interdisciplinaridade no ensino e pesquisa em saúde pública.
Código: 458069
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.
Conteúdos:
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
Código: 458077
Carga horária: 17
Créditos: 1
Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
Código: 458084
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.
Conteúdos: Atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– estudos concluídos ou em andamento;
– relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho;
– temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de Saúde pública e Epidemiologia.
Código: 458070
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.
Conteúdos: Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
Código: 458078
Carga horária: 17
Créditos: 1
Supervisionar o(a) aluno(a) em seu trabalho de dissertação ou tese, visando à aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia; desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Ainda, estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
Código: 458085
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e fomentar discussões sobre temas relevantes para Saúde pública e Epidemiologia.
Conteúdos: Atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– estudos concluídos ou em andamento;
– relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho;
– temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de Saúde pública e Epidemiologia.
Código: 458071
Carga horária: 17
Créditos: 1
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde e discutir temas relevantes em Epidemiologia.
Conteúdos:
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse da área, com apresentações oriundas de:
– artigos científicos;
– projetos de pesquisa;
– dissertações e teses;
– relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
– abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
Optativa
Código: 450030
Carga horária: 34
Créditos: 2
Introduzir os conceitos de avaliação e monitoramento de desigualdades em saúde. Os tópicos a serem abordados serão:
– indicadores e estratificadores;
– medidas simples de desigualdades;
– medidas complexas de desigualdades para grupos ordenados;
– medidas complexas de desigualdades para grupos não-ordenados;
– padrões de desigualdades;
– técnicas de avaliação de tendência;
– drivers/determinantes de desigualdades.
Optativa
Código: 7450012
Carga horária: 51
Créditos: 3
Objetiva apresentar aspectos conceituais e práticos da metodologia estatística de análise de variável instrumental. Ao final, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:
– definir o que é uma variável instrumental e compreender suas aplicações em estudos epidemiológicos experimentais e observacionais;
– conhecer os pressupostos necessários para validade dos resultados de uma análise de variável instrumental;
– compreender artigos científicos utilizando análise de variável instrumental;
– realizar e interpretar os resultados de uma análise de variável instrumental;
– avaliar empiricamente a plausibilidade dos pressupostos de análise.
Optativa
Código: 458122
Carga horária: 51
Créditos: 3
Capacitar os alunos a utilizar a Epidemiologia para a diagnosticar a problemática de saúde da população, elaborar planos e programas de ação e avaliar as atividades desenvolvidas pelos serviços de saúde.
Conteúdos:
– epidemiologia e os serviços de saúde: histórico; - como avaliar as condições de saúde da população?;
– identificação da problemática local: o diagnóstico de saúde;
– estudos de morbidade da demanda dos serviços: hospitais, ambulatórios/postos de saúde, registros especiais;
– vigilância epidemiológica: as doenças de notificação compulsória;
– avaliação epidemiológica dos serviços de saúde: introdução, necessidades de saúde, avaliação de programas e ações e avaliação de resultados.
Optativa
Código: 458133
Carga horária: 51
Créditos: 3
Certificar o(a) aluno(a) sobre os principais métodos e marcadores biológicos do consumo alimentar, técnicas de avaliação da composição corporal, avaliação nutricional de comunidade sadia, avaliação nutricional da coletividade enferma e deficiências nutricionais.
Consteúdos:
– introdução à avaliação nutricional;
– técnicas de medidas antropométricas;
– técnicas de padronização na tomada de medidas;
– tipos de erros;
– inquéritos dietéticos: tipos, vantagens e limitações de cada método; - construção e validação de questionários de frequência alimentar: validação relativa;
– marcadores biológicos do consumo alimentar;
– avaliação quantitativa e qualitativa da qualidade da dieta: recomendações nutricionais, índices e padrões alimentares;
– avaliação da composição corporal: métodos diretos e duplamente indiretos;
– avaliação nutricional da coletividade enferma;
– paradoxo da obesidade;
– avaliação nutricional da coletividade sadia: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes;
– deficiências nutricionais.
Optativa
Código: 458121
Carga horária: 51
Créditos: 3
Instrumentalizar os(as) alunos(as) para planejar, analisar e interpretar os resultados de estudos de validação de testes, programas de rastreamento de doenças, bem como estudos sobre prognóstico e tratamento de doenças.
Conteúdos:
– usos da epidemiologia na clínica médica;
– conceitos de validade e repetibilidade de testes;
– estudos para avaliar validade e repetibilidade de testes;
– planejamento de estudos para avaliar validade de testes;
– estudos para avaliar programas de rastreamento (screening) de doenças;
– estudos para avaliar história natural e prognóstica;
– estudos sobre tratamento.
Optativa
Código: 458099
Carga horária: 51
Créditos: 3
Oferecer um panorama da epidemiologia dos agravos bucais no Brasil e no mundo, a forma de medida (índices e indicadores) e os principais fatores associados a estes agravos; aspectos básicos de estatística aplicada à área serão abordados. Ao final da disciplina o(a) aluno(a) deverá ser capaz de demonstrar conhecimentos sobre: elaboração de estudo epidemiológico (“survey”) em saúde bucal, tabulação, análise e interpretação de dados epidemiológicos de saúde bucal.
Optativa
Código: 450023
Carga horária: 34
Créditos: 2
Aborda a violência como um problema de saúde pública e não somente de segurança pública. Tem como objetivo introduzir ao aluno(a) aos métodos de pesquisa sobre violência, taxas de violência no Brasil e no mundo, consequências de violência para saúde, mecanismos biopsicossociais envolvidos na ocorrência da violência e intervenções para reduzir violência.
Optativa
Código: D001117
Carga horária: 51
Créditos: 3
Aborda os mecanismos moleculares, gênicos e cromossômicos que regem a herança genética na espécie humana, a variabilidade do genoma humano e as consequências de mutações e polimorfismos em doenças.
Conteúdos:
– organização do material genético;
– ciclo celular, divisão celular e estrutura/função dos cromossomos;
– estrutura dos genes humanos;
– replicação, transcrição e tradução;
– controle da expressão gênica/epigenética;
– variabilidade do genoma humano;
– mutações e suas consequências clínicas;
– herança monogênica e multifatorial;
– genética do desenvolvimento humano;
– genética de populações;
– farmacogenética;
– imunogenética.
Optativa
Código: D001116
Carga horária: 51
Créditos: 3
Epidemiologia genética é um campo interdisciplinar que estuda tanto fatores de risco genéticos quanto ambientais e a interação entre eles para entender a etiologia de doenças em famílias e populações. Visa caracterizar e aprofundar os principais conceitos e aplicações de Epidemiologia Genética em uma abordagem teórico-prática.
Conteúdos:
– conceitos de epidemiologia genética;
– haplótipos;
– ligação genética;
– associação genética;
– delineamentos em estudos de associação genética;
– estratificação populacional;
– interação gene x ambiente;
– interação gene x gene;
– aleatorização mendeliana;
– epidemiologia genética na era genômica.
Optativa
Código: 458102
Carga horária: 17
Créditos: 1
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002). Será discutido o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital e capacitar os(as) alunos(as) a avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
Consteúdo:
– definição e objetivos de Epidemiologia do Ciclo Vital
Para os(as) alunos(as) cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes, a disciplina será obrigatória durante os 8 bimestres de oferta. Para os demais alunos(as) a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGEpi, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina ficará dispensado durante o doutorado.
Optativa
Código: 458103
Carga horária: 17
Créditos: 1
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002) Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital. Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
Conteúdo: Origens da Epidemiologia do Ciclo Vital
Normas da disciplina: Para os(as) alunos(as) cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes, a disciplina será obrigatória durante os bimestres de oferta. Para os demais alunos(as) a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGEpi, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina ficará dispensado durante o doutorado.
Optativa
Código: 458104
Carga horária: 17
Créditos: 1
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002) Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital. Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
Conteúdo:
Modelos conceituais no Ciclo Vital
Normas da disciplina: Para os(as) alunos(as) cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes, a disciplina será obrigatória durante os bimestres de oferta. Para os demais alunos(as) a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGEpi, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina ficará dispensado durante o doutorado.
Optativa
Código: 458105
Carga horária: 17
Créditos: 1
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002) Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital. Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
Conteúdo: Exposição e doença no nível intergeracional
Normas da disciplina: Para os(as) alunos(as) cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes, a disciplina será obrigatória durante os bimestres de oferta. Para os demais alunos(as) a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGEpi, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina ficará dispensado durante o doutorado.
Optativa
Código: 458106
Carga horária: 17
Créditos: 1
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002) Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital. Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
Consteúdo:
Delineamento de estudos do ciclo vital para analisar diferenças individuais e desenvolvimento
Normas da disciplina: disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.
Optativa
Código: 458107
Carga horária: 17
Créditos: 1
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002) Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital. Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
Conteúdo:
Abordagens do Ciclo Vital para as principais doenças crônicas do adulto (doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias, câncer, doenças psiquiátricas)
Normas da disciplina: disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.
Optativa
Código: 458108
Carga horária: 17
Créditos: 1
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002) Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital. Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
Conteúdo:
Ciclo Vital e possibilidades de intervir
Normas da disciplina: disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.
Optativa
Código: 458109
Carga horária: 17
Créditos: 1
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002) Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital. Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
Conteúdo:
Perspectivas de investigação
Normas da disciplina: a disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.
Optativa
Código: 7450009
Carga horária: 34
Créditos: 2
A disciplina desenvolverá conhecimento na área da Farmacoepidemiologia, tendo em vista a necessidade de informação e formação dos profissionais de saúde e áreas afins, sobre a avaliação do uso de medicamentos, segurança e risco-benefício. A disciplina permitirá a aquisição de conhecimentos sobre conceitos e práticas, coleta de informações, tratamento e análise de dados relativos ao uso de medicamentos e avaliação de estudos de consumo de medicamentos.
Optativa
Código: 450024
Carga horária: 51
Créditos: 3
Aborda tópicos relacionados ao processo de inferência causal em estudos epidemiológicos, enfocando nas diferentes estratégias utilizadas para aumentar o processo de inferência sobre causalidade em Epidemiologia.
Optativa
Código: 458100
Carga horária: 51
Créditos: 3
Fomentar o conhecimento aprofundado na área de atividade física, tornando-se independentes para planejarem, executarem e analisarem estudos na área.
Conteúdo:
– histórico da pesquisa em atividade física;
– recomendações populacionais de atividade física;
– níveis populacionais de atividade física e tendências temporais;
– determinantes da prática de atividade física;
– consequências da prática de atividade física;
– Intervenções na área de promoção da atividade física;
– delineamentos epidemiológicos e a pesquisa em atividade física;
– discussão de pesquisas de mestrado e doutorado dos(as) alunos(as).
Optativa
Código: 458087
Carga horária: 51
Créditos: 3
Apresentar os métodos básicos qualitativos e os principais elementos da abordagem qualitativa na área da saúde.
Conteúdos:
– história, enfoque básico sobre método científico e pesquisas qualitativas;
– tipos de técnicas/métodos qualitativos;
– limites e vantagens dos métodos e exemplos.
Optativa
Código: 458015
Carga horária: 51
Créditos: 3
Apresentar uma introdução teórica a estes modelos, que possibilite a compreensão de seus pressupostos e a correta interpretação dos resultados, assim como familiarizar os(as) alunos(as) com o aplicativo MLwiN, utilizado para o ajuste destes modelos.
Conteúdos:
– hierarquias e contexto;
– efeitos contextuais com modelos de coeficientes fixos e aleatórios;
– modelos multinível de variância simples;
– teste e seleção de variáveis contínuas e categóricas;
– estimação dos modelos;
– modelo teórico hierarquizado com modelos multinível;
– regressão logística multinível;
– modelos multinível com variância complexa.
Optativa
Código: 458025
Carga horária: 51
Créditos: 3
Discutir as necessidades de saúde da população, a infraestrutura disponível para as ações de saúde pública e a articulação da resposta social no enfrentamento de problemas prioritários em saúde pública. Refletir sobre alternativas às políticas de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde e estimular a formulação de novas políticas de saúde, considerando necessidades sociais, evidências acumuladas, viabilidade e eficácia.
Conteúdos:
– identificação das necessidades de saúde da população;
– avaliação da capacidade instalada;
– formulação de políticas de saúde;
– avaliação de políticas de saúde.
Optativa
Código: 458026
Carga horária: 51
Créditos: 3
Capacitar aos alunos(as) a conduzirem revisões sistemáticas e meta-análises, a fim de revisar e avaliar criticamente a evidência na literatura científica, em contraposição a revisão narrativa tradicional. Ao final do curso, devem ser capazes de elaborar um protocolo, utilizar pacotes estatísticos para a condução de meta-análise, organizar a busca e catalogar artigos científicos e avaliar sua qualidade e relevância.
Conteúdos:
– introdução à síntese de evidências científicas, importância e natureza da variabilidade entre estudos;
– elaboração de um protocolo;
– conceitos de revisão sistemática e meta;
-análise; - conceitos de heterogeneidade e métodos usados para combinar os estudos;
– técnicas de sumarização de dados e avaliação da heterogeneidade;
– análise dos principais vieses que afetam os estudos de revisão sistemática e meta-análise.
A linha do tempo do doutorado, abaixo disponível, resume, os principais prazos a serem observados para a conclusão do curso.
O Regimento do PPGEpi contém o funcionamento do curso de doutoramento em epidemiologia. O prazo mínimo para defesa da Tese é de 24 meses e o máximo de 48 meses, a contar do ingresso do(a) aluno(a) no Programa.
No curso de Doutorado, o(a) aluno(a) deverá integralizar 59 créditos para se habilitar à defesa. A tese de doutorado deve conter três artigos científicos originais, projeto de pesquisa, modificações do projeto (se houver) e relatório do trabalho de campo de sua pesquisa. No Doutorado, um dos artigos já deve ter sido aceito para publicação em periódico com fator de impacto ISI ou Scopus >1 para que a defesa seja realizada.
Para orientações sobre atividades e formulários específicos para solicitações diversas, consulte aqui:
O processo de seleção para o doutorado ocorre anualmente, geralmente ao final de cada ano letivo, por meio de edital que contém as instruções necessárias. O processo seletivo compreende três etapas distintas. Primeiramente, os candidatos devem realizar provas nas áreas de Epidemiologia, Estatística e Inglês. Em seguida, ocorre a defesa do anteprojeto, seguida pela análise do Curriculum Vitae no formato Lattes. Para ser aprovado, o candidato deve obter uma nota mínima de 5,0 em cada prova. A avaliação do anteprojeto, considerada uma etapa eliminatória, também requer uma nota mínima de 5,0, seguindo critérios estabelecidos pelo edital de seleção. Já a análise do Curriculum Vitae é uma etapa classificatória, na qual são observadas, especialmente, a experiência prévia em pesquisa e as publicações na área da saúde coletiva.
Durante as provas, cada candidato deve alcançar uma nota mínima de 5,0 em cada uma delas para ser aprovado. Na análise do Curriculum Vitae, a experiência prévia em pesquisa e as publicações na área da saúde coletiva são especialmente consideradas.
+55 (53) 3284 – 1300
ppgepi@ufpel.edu.br
Rua Marechal Deodoro, 1160 – 3° Piso
Bairro Centro – Pelotas, RS
Cep: 96020-220 – Caixa Postal 464