Teses - PPGEpi

Título:

Programas de Promoção de Atividade Física no Brasil

Autor:

Tales Emilio Costa Amorim

E-mail:

tales.amorim@terra.com.br

Área de concentração:

Epidemiologia

Orientador:

Pedro Curi Hallal

Banca examinadora:

Iná da Silva dos Santos (UFPel), Alan Goularte Knuth (FURG) e Mario Renato Azevedo Júnior (UFPel)22/08/2013

Data da defesa:

22/08/2013

Palavras-chave:

Atividade física; Epidemiologia; Promoção da saúde

Resumo:

Com a comprovação científica e massificação da informação na mídia de que a prática de atividade física regular trás muitos benefícios para saúde física e mental, é crescente o número de iniciativas de governos e instituições quanto a ações de promoção de saúde, utilizando a atividade física como principal estratégia. No Brasil, este cenário é marcante e o país já obtém reconhecido internacional, sendo tomado como exemplo para outros países. A Rede Nacional Promoção de Atividade Física, financiada pelo Ministério da Saúde do Brasil foi alvo de estudo avaliativo, onde 748 coordenadores/responsáveis por programas em todas as regiões do país foram entrevistados e questionados sobre indicadores de oferta, utilização, cobertura, impacto/resultado, estrutura e processo, e outros aspectos relacionados às ações. Ao pesquisar sobre quais cidades gaúchas receberam financiamento do MS, verificou-se que Panambi era a única a receber o incentivo em todos os anos do período analisado (2005-2009). Foi feito um estudo de base populacional (n=1158) para se estabelecer a relação entre exposição ao programas existentes na cidade e nível de atividade física. Por fim, uma revisão da literatura sobre avaliação de indicadores foi conduzida com o intuito de sumarizar ações científicas formais de avaliação de programas de promoção de atividade física de grande porte no Brasil, agregando à compreensão dos mesmos, a existência, estruturação e utilização de modelos lógicos. Como resultado geral destes estudos, pode-se afirmar que o Brasil está trilhando um caminho promissor no que tange a promoção de atividade física, mas que a sistematização dos processos avaliativos deve ser alvo de reflexão, visando que as intervenções tenham maior potencial de efetividade e de impacto.