A cárie é o principal problema de saúde bucal e acomete aproximadamente 60% das crianças no Brasil. A doença tem efeito cumulativo e é responsável por impacto negativo na qualidade de vida das crianças e suas famílias, além de demandar custos aos serviços de saúde. O problema é passível de prevenção por meio de medidas coletivas e individuais efetivas, como acesso à água fluoretada, uso regular de dentifrício fluoretado e consumo reduzido de açúcares cariogênicos. Independente da fluoretação da água, a existência de grupos na população que concentram a maior parte do problema permanece, o que indica a necessidade de intervenções educativas. Metanálises e revisões sistemáticas apontam para a ausência ou baixa efetividade de intervenções educativas para prevenção de cárie. No geral, a qualidade metodológica dos estudos é fraca, as intervenções falham no planejamento prévio e embasamento teórico e desconsideram o contexto sociocultural e os determinantes da regulação dos comportamentos. O objetivo do presente trabalho foi desenhar uma intervenção culturalmente apropriada para prevenir cárie em crianças por meio da mudança de comportamentos na família que possa ser integrada aos serviços de atenção primária no Brasil. Revisões sistemáticas de literatura identificaram os principais fatores de risco modificáveis para a cárie na infância e as evidências de intervenções para sua prevenção. Dados provenientes do subestudo de saúde bucal da Coorte de Nascimentos de 2004 de Pelotas com 1.223 pares de mãe-filho revelaram a prevalência de cárie, placa e dor, bem como a frequência dos comportamentos em saúde bucal das crianças e suas famílias. Entrevistas qualitativas com 32 cuidadores principais das crianças participantes da Coorte de 2004 destacaram os significados atribuídos saúde bucal e dentição decídua, as concepções, motivações e barreiras para adoção de comportamentos preventivos em saúde bucal. Seis grupos focais com profissionais de saúde, agentes comunitárias e famílias do público-alvo forneceram ideias dos desafios e oportunidades para atingir o público-alvo e opiniões nos aspectos logísticos da intervenção e de materiais educativos com o intuito de aumentar a aceitabilidade e viabilidade do programa. Os resultados de diferentes abordagens metodológicas foram combinados para identificar relevantes determinantes dos comportamentos preventivos e definir métodos e estratégias da intervenção apropriados às necessidades do público-alvo. A intervenção é composta por dois componentes: a) sete sessões educativas a serem aplicadas em grupo, tendo uma videonovela, desenhada especificamente para o projeto, com a principal estratégia de comunicação, b) uma campanha de saúde bucal com materiais educativos impressos voltados para os pais e as crianças. O processo de planejamento participativo foi útil no desenvolvimento de uma intervenção viável e baseada em teoria, que além de orientar uma avaliação de processo também amplia o potencial de efetividade da intervenção. Um ensaio randomizado e controlado em escala piloto está sendo planejado para avaliar a real viabilidade e efetividade da intervenção.