História - PPGEpi

O Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criado em 1991 (PPGEpi). O PPGEpi foi originado a partir do Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE), onde são realizados uma série de estudos relevantes. A expertise reconhecida desse grupo fundador, especialmente em pesquisas de cunho populacional, despertou o interesse de diversos profissionais da área da saúde em buscar qualificação acadêmica. Em resposta à evidente demanda e ao desejo de disseminar conhecimento, os docentes conceberam e lançaram o Programa de Pós-graduação em Epidemiologia a fim de capacitar profissionais.

O Mestrado em Epidemiologia teve início no mesmo ano de sua criação, em 1991. Em sua primeira avaliação, conduzida em 1995 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), o curso obteve a nota máxima, conceito A. Dois anos depois, em 1997, o Programa recebeu a recomendação da Capes para estabelecer o Curso de Doutorado em Epidemiologia, proposta prontamente aceita. A primeira turma de Doutorado iniciou suas atividades em 1998, contribuindo para a ampliação do corpo docente com a adição de mais professores doutores ao Programa.

O Programa foi o primeiro da área de Saúde Coletiva, no Brasil, a receber a nota máxima (7) na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), e a mantém até hoje, desde 2007, em sua avaliação.


Desde sua origem, o PPGEpi já ofertou Mestrado profissional e Doutorado Interinstitucional (DINTER). Este último, com o objetivo de estabelecer e firmar, a partir de sua competência, cooperação com outros Programas de Pós-graduação, viabilizando a formação de novos professores pesquisadores. Atualmente, o PPGEpi faz parte do Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt, que objetiva, resumidamente, a internacionalização, com consequente formação de redes de pesquisas internacionais, mobilidade docente e discente para o exterior quanto para o Brasil.

Registros importantes da história do PPGEpi