O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGEpi) reafirma sua posição de destaque na ciência global. Sete pesquisadores do programa foram incluídos na lista dos cientistas mais influentes em suas áreas, de acordo com ranking elaborado pela Universidade de Stanford em parceria com a editora científica Elsevier. A avaliação leva em conta dois índices: um que mede a influência ao longo de toda a carreira e outro que destaca os mais influentes do último ano.
No ranking de impacto ao longo da carreira, foram reconhecidos os professores Cesar Victora, Aluísio Barros, Bernardo Horta, Ana Menezes, Joseph Murray e Flávio Demarco. Na avaliação dos mais influentes do último ano, o grupo é reforçado pelo docente Fernando Hartwig.
A posição privilegiada desses pesquisadores é fundamentada em rigorosos critérios de avaliação, que consideram um amplo banco de dados da Scopus, englobando cerca de 200 mil cientistas em 22 áreas do conhecimento. As métricas padronizadas, como o índice h e o c-score, que prioriza impacto sobre quantidade, são utilizadas para avaliar artigos publicados e suas citações.
Estar entre os 2% de cientistas mais citados do mundo significa que os trabalhos destes epidemiologistas são amplamente reconhecidos e utilizados como referências fundamentais por outros pesquisadores. Este reconhecimento valida a importância de suas pesquisas para o avanço do conhecimento científico.
“O contínuo destaque dos pesquisadores do PPGEpi da UFPel no ranking de Stanford é um testemunho do impacto duradouro e crescente do nosso trabalho no campo da epidemiologia. É um prestígio que não se conquista da noite para o dia, fruto de anos de dedicação, pesquisa de ponta e impacto significativo. A presença entre os pesquisadores mais relevantes da atualidade confirma o valor das contribuições desses autores para a ciência e a sociedade,” comenta a coordenadora do PPGEpi, Luciana Tovo.
Mais que números, a consistência com que os cientistas da UFPel são citados os posiciona como líderes em suas disciplinas. Um exemplo é o professor emérito Cesar Victora, reconhecido mundialmente como um dos principais pensadores sobre saúde materno-infantil, nutrição, estudos de coortes de nascimentos e desigualdades em saúde.
Esse reconhecimento global reforça a excelência do PPGEpi da UFPel e a relevância de suas pesquisas para a comunidade científica e a sociedade em geral. As contribuições contínuas desses pesquisadores aparecem como pilares fundamentais para o avanço do conhecimento em epidemiologia, consolidando os grupos de pesquisa vinculados ao PPGEpi como referências mundiais de construção do conhecimento.