O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com inscrições abertas para o processo seletivo de entrevistadoras do novo estudo de Coorte de Nascimentos de 2026, a quinta coorte populacional conduzida na cidade desde 1982. O estudo, reconhecido internacionalmente, acompanha mães e bebês desde o nascimento, produzindo evidências científicas
sobre saúde, nutrição e desenvolvimento infantil. As inscrições estão abertas até 10 de novembro de 2025, exclusivamente pelo e-mail coorte2026@gmail.com.
Capacitação e bolsas
Serão selecionadas 30 candidatas para participar do curso de aperfeiçoamento “Capacitação em Planejamento e Execução do Acompanhamento do Perinatal da Coorte de 2026 de Pelotas I”. Após essa etapa, 8 participantes com melhor desempenho avançarão para o curso II, que dará direito a bolsa mensal de R$ 2 mil, com duração de até 13 meses. Outras 12 participantes ficarão em lista de suplência e
poderão ser chamadas ao longo do projeto. As atividades das bolsistas incluem entrevistas com mães em hospitais, aplicação de questionários eletrônicos e aferição de medidas de recém-nascidos, além de tarefas de apoio logístico em campo.
Requisitos e carga horária
As vagas são destinadas exclusivamente a mulheres com graduação em qualquer área do conhecimento, com disponibilidade de 36 horas semanais — em regime de escala, incluindo finais de semana e feriados.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: avaliação curricular (com possibilidade de entrevista) e avaliação teórico-prática durante o curso de capacitação, que ocorre entre 24 e 28 de novembro de 2025, nos turnos da manhã e da tarde. As classificadas para o curso serão divulgadas no dia 14 de novembro, e o resultado final está previsto para 4 de dezembro de 2025.




