Teses - PPGEpi

Título:

Uso de mídias na adolescência e sua influência sobre o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e desempenho da memória de trabalho no início da vida adulta

Autor:

Pedro San Martin Soares

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:

Helen Gonçalves

Banca examinadora:

Bernardo Horta, Inácio Silva e Luciano Souza

Data da defesa:

23/02/2022

Palavras-chave:

Coorte 1993

Resumo:

O aumento do tempo dedicado ao uso de dispositivos de mídias nas últimas décadas é uma característica mundial, porém estudos que avaliem seus efeitos sobre a saúde mental são inconsistentes. Ainda, estudos com adolescentes são escassos. A presente tese teve como objetivo avaliar a associação do uso de mídias durante a adolescência com TDAH e memória de trabalho no início da vida adulta a partir de três estudos. O primeiro estudo avaliou a associação entre tempo de tela na adolescência e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) aos 22 anos em participantes da Coorte de Nascimentos de 1993 de Pelotas, RS sem diagnóstico de TDAH no início da adolescência. Foi verificada associação positiva dos sintomas de TDAH aos 22 anos com tempo de televisão aos 11 anos, tempo de computador aos 18 anos e tempo total de tela aos 11, 15 e 18 anos. O tempo de televisão aos 11 anos e o tempo total de tela aos 18 anos foram positivamente associados ao diagnóstico de TDAH aos 22 anos. O segundo estudo avaliou a associação entre tempo de tela na adolescência e memória de trabalho aos 22 anos na coorte de 1993; além disso, realizou-se análise de mediação utilizando quociente de inteligência e memória de curto prazo como possíveis mediadores. Nos homens, o tempo de televisão e videogame aos 11 anos e o tempo de computador aos 11 e 15 anos apresentaram uma associação positiva com a memória de trabalho. Além disso, esses efeitos foram mediados pelo QI. Nas mulheres, as medidas de tempo de tela não foram associadas com a memória de trabalho. O terceiro artigo foi uma revisão sistemática de estudos longitudinais sobre a associação entre uso de mídias e memória de trabalho na infância, adolescência e início da idade adulta. Os resultados mostraram que estudos longitudinais que investigam essa associação são escassos e apresentam resultados inconsistentes.