Facebook

Teses e Dissertações


2017


Aluno:Ana Carolina Oliveira Ruivo

Título: Os serviços de saúde da zona rural de Pelotas: uma avaliação técnica comparada com a visão do usuário

E-mail:ruivo.anacarolina@gmail.com

Área de concentração:

Orientador:Mariângela Freitas

Banca examinadora:Elaine Thumé e Iná Santos

Data defesa:14/02/2017

Palavras-chave:

A avaliação dos serviços de saúde deve servir de instrumento para o continuo aperfeiçoamento da qualidade do cuidado oferecido aos usuários, e também para fornecer substrato teórico para a atuação dos gestores, oportunizando que as decisões sejam baseadas em evidência. No Brasil, a incorporação do método epidemiológico às atividades dos serviços e ao planejamento do setor de saúde tem sido parcial. (MEDRONHO, 2009)
Em relação aos serviços de saúde da zona rural, sabe-se que o nível primário é ainda mais importante como porta de entrada do sistema de saúde do que nas cidades, logo, seu adequado funcionamento torna-se essencial para a qualidade do cuidado da sua população que reside na zona rural. (TARGA, 2012) Em muitas localidades a UBS é o único serviço próximo em termos de acesso ao sistema de saúde. Enquanto nas áreas urbanas a porcentagem média de pessoas com planos privados é de 29,7%, nas áreas rurais esse número é de 6,4%, embora haja diferenças entre as regiões do país. (IBGE, 2010)
Por isso a avaliação destes serviços por si só é tão importante para a qualidade da saúde da população rural.
Avaliar é uma forma de participação da construção e melhoramento do SUS, uma oportunidade para diferentes cidadãos (profissionais, gestores, usuários, universidades) participarem da construção do SUS, sendo ao mesmo tempo um processo de aprendizagem e controle social. (TAKEDA e TALBOT, 2006)


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas