Facebook

Teses e Dissertações


2017


Aluno:Rafaela Costa Martins

Título: Atividade física na população rural de Pelotas/RS: prevalência e fatores associados

E-mail:rafamartins1@gmail.com

Área de concentração:

Orientador:Pedro Hallal

Banca examinadora:Fernando Wehrmeister e José Cazuza

Data defesa:13/02/2017

Palavras-chave:

O crescente número de artigos publicados sobre atividade física a partir do século XXI (HALLAL et al., 2007) revelam a importância do tema. Esta área passou a ter destaque no âmbito da saúde pública a partir da transição epidemiológica (WHO, 2015), onde diversos desses estudos apontam a inatividade física como uma das principais causas das doenças crônicas não-transmissíveis (GUALANO; TINUCCI, 2011). Atualmente, estima-se que a inatividade física causa 6% da carga de doença mundial (IBGE 2013; WHO, 2009). Mesmo com essas evidências, o nível de atividade física em diversos países (MARTINEZGONZALEZ et al., 2013), e também no Brasil, é muito baixo (MIELKE et al., 2015).
As evidências sobre a prevalência de atividade física no Brasil são quase exclusivamente referentes à zona urbana. Os dados sobre tendências temporais de atividade física disponíveis no Brasil ainda não permitem compreender de forma aprofundada a evolução desse comportamento na população (HALLAL et al., 2013). As áreas rurais são pouco estudadas, e não existem dados para um diagnóstico populacional e para avaliação da evolução deste comportamento nos últimos anos. A população rural apresenta um comportamento e uma cultura muito diferentes da zona urbana – um exemplo é a maior probabilidade de prática de atividade física nos domínios ocupacional e doméstico, enquanto na zona urbana, os níveis de atividade física no lazer tendem a ser maiores (BICALHO et al., 2010). Estudo nacional mostrou que 46% dos adultos, tanto da zona rural quanto da zona urbana, eram inativos (IBGE, 2013). Contudo, essa prevalência pode variar bastante entre as regiões brasileiras, devido a grande extensão territorial e a diversidade cultural do país.
Outro fator importante a ser relacionado à atividade física é o ambiente. Os estudos de associação ambiental e atividade física vêm crescendo na área urbana e é necessário implementar e pesquisar esse assunto na zona rural. Existe uma necessidade de melhorar a infraestrutura para que facilite os indivíduos a praticar mais atividade física, uma vez que a insatisfação na área rural em relação à quantidade e variedade de facilidades próximas do local de moradia é razoavelmente alta (ZHENG; AN, 2015). Além disso, estudo feito na zona urbana afirma que é importante segurança pública e instalações apropriadas para a prática de atividade física (FLORINDO et al., 2011).


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas