Facebook

Teses e Dissertações


2015


Aluno:Bárbara Heather Lutz

Título: Inadequação do uso de medicamentos entre idosos na cidade de Pelotas, RS

E-mail:barbaralutz@msn.com

Área de concentração:Epidemiologia

Orientador:Andréa Homsi Dâmaso

Banca examinadora:Luiz Roberto Ramos e Iná da Silva dos Santos

Data defesa:23/02/2015

Palavras-chave:Saúde do idoso, Epidemiologia, Medicamentos

A distribuição na pirâmide etária no Brasil tem se modificado, com o aumento dos idosos no total da população, o que implica maior frequência de internações, maior número de consultas e maior uso de medicamentos. De acordo com projeções das Nações Unidas e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até o ano de 2025, o Brasil será o sexto país com maior população de idosos do mundo. Estes pacientes geralmente possuem maior número de diagnósticos e maior uso de medicamentos; sendo assim, é esperado que surjam mais problemas relacionados ao uso de fármacos quando comparado a pessoas jovens. Este grupo também apresenta particularidades farmacocinéticas e farmacodinâmicas que o torna particularmente vulnerável a efeitos adversos.
A maioria dos idosos utiliza mais de um medicamento periodicamente e, quando hospitalizados, podem receber em média de oito a quinze. Muitos fatores contribuem para diminuir o conhecimento do paciente idoso quanto ao seu tratamento medicamentoso. Isso inclui, entre outras causas, a falta de aconselhamento individualizado, a falta de informação escrita personalizada e reforço das instruções orais, inabilidade para recordar as informações previamente apresentadas e a falta de um ajudante ou auxiliar na hora de usar os medicamentos.
Um fármaco é considerado adequado quando apresenta uma evidência que apoia seu uso numa indicação determinada, é bem-tolerado na maioria dos pacientes e é custo-efetivo. Considera-se que uma prescrição é inapropriada quando o risco de efeitos adversos é superior ao benefício clínico. Existem mecanismos para determinar a adequação de tratamentos farmacológicos e protocolos que permitem a detecção de prescrições inadequadas para pacientes idosos. Entre os mais utilizados, se encontram os critérios de Beers.
Portanto, faz-se necessário conhecer o perfil de utilização de medicamentos por essa população para que sejam estabelecidas estratégias de prescrição racional de fármacos, visto que existem poucos estudos de base populacional no Brasil sobre o tema que é de grande importância para a saúde pública. Para o presente estudo, serão utilizados os critérios de Beers (atualização de 2012) por terem melhor aplicabilidade em um estudo de base populacional. Existem poucos estudos de base populacional sobre esse assunto e menos ainda após a atualização destes critérios em 2012, sendo a maioria deles realizados apenas em serviços de saúde.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas