Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Andrea Wendt Böhm

Título: Suporte social e atividade física em idosos: um estudo de base populacional

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Fernando Cesar Wehrmeister

Banca examinadora:

Data defesa:25/11/2014

Palavras-chave:

Com a transição demográfica, o número de idosos em todo mundo vem aumentando a cada ano. No Brasil o quadro não é diferente. Projeções do IBGE indicam que no ano de 2030 a população idosa já terá superado a de crianças e adolescentes (33). A expectativa de vida também está aumentando e consequentemente os idosos estão vivendo mais (5, 7). Porém, indivíduos mais longevos também estão propensos as desvantagens do processo de envelhecimento (36). Em decorrência disto, o crescimento da população idosa, pode levar a elevados custos para o sistema de saúde, que tem a responsabilidade de atender a estes indivíduos adequadamente (35). Existe assim, a necessidade de melhoria nas condições de saúde e qualidade de vida da população idosa.
A atividade física é um comportamento que cada vez mais vem sendo relatado na literatura como importante na manutenção de um estilo de vida saudável. Entre seus benefícios estão à redução da mortalidade por todas as causas, doenças crônicas como hipertensão, diabetes tipo II, melhora na saúde dos ossos, melhora na cognição, entre outros (9, 43). A atividade física também melhora a qualidade de vida dos indivíduos assim como o bem estar e aumenta a interação social (8, 9). Assim, torna-se um importante contribuinte na manutenção da saúde dos indivíduos idosos.
Apesar da importância da atividade física já estar consolidada na literatura, uma grande parte da população se mantém inativa (15). Entre sujeitos com 60 anos ou mais esta situação apresenta-se de forma ainda mais preocupante (44). Dessa forma é essencial identificarmos mecanismos que proporcionem o aumento no nível de atividade física entre estes indivíduos.
Estudos demonstram que o suporte social de amigos ou familiares para a prática de atividade física tem um efeito positivo sobre a prática e manutenção da atividade física (61, 71, 72, 77). Ou seja, quando amigos ou familiares encorajam à prática, convidam, custeiam ou simplesmente realizam a prática juntamente com o sujeito, este tende a ser mais ativo do que aqueles indivíduos que não recebem este tipo de suporte de suas redes sociais (60). A relação entre suporte social e atividade física está bem identificada na literatura na faixa etária adulta, porém existe uma escassez de pesquisas neste sentido em amostras com adolescentes e idosos, mas principalmente neste último grupo etário. Em Pelotas especificamente foram realizados dois estudos observando a associação entre estes aspectos, sendo um com adultos (24) e outro com adolescentes (100) onde ambos encontraram associação positiva entre atividade física e suporte social. A falta de estudos sobre suporte social e atividade física em idosos cria uma grande lacuna na área de conhecimento acerca de como estes dois aspectos se relacionam entre idosos. Frente a esse contexto, é importante estudar a associação entre suporte social e atividade física em idosos para podermos compreender melhor a relação entre os dois fatores, visando assim, o aumento do nível de atividade física destes idosos e atender melhor as necessidades destes sujeitos.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas