Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Janaína Viera dos Santos Motta

Título: Mobilidade social e fatores modificáveis para doenças crônicas não transmissíveis, um estudo longitudinal, Pelotas, RS

E-mail:jsantos.epi@gmail.com

Área de concentração:Epidemiologia do Ciclo Vital

Orientador:Denise Petrucci Gigante

Banca examinadora:Aluísio Barros, André Carraro e Maria Cecilia Assunção

Data defesa:13/08/2014

Palavras-chave:Coorte 1982

A situação socioeconômica é um importante fator no estilo de vida das pessoas, mas além do efeito dessa posição em um determinado período é preciso conhecer as mudanças que podem acontecer ao longo da vida. Existem algumas evidências que a situação socioeconômica vivida no passado pode modificar o efeito das condições atuais sobre o estilo de vida e a saúde do individuo ao longo da vida. Sendo assim, a mobilidade social, ou seja, o movimento dentre as diferentes classes socioeconômicas em determinado período de tempo tem sido interesse da pesquisa epidemiológica.
A mobilidade social como determinante do estado de saúde e seus determinantes tem sido investigada em diversos países, é uma abordagem usualmente utilizada para avaliar a trajetória socioeconômica, e para isso pode ser medida através de diversos canais como classe social, renda, riqueza, classificação ocupacional, educação e outras formas de classificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: a intrageracional, quando a mobilidade ocorre em uma única geração, e intergeracional, quando a classe social do filho é comparada com a dos pais. A mobilidade social intergeracional é o reflexo da distribuição de oportunidades na população, como a chance de ocupar uma posição social conforme a origem socioeconômica da família.
Os determinante sociais de de saúde tem sido largamente estudado e evidências de diferentes partes do mundo indicam a influência das condições socioeconômicas sobre as doenças crônicas não transmissíveis e, principalmente, sobre os fatores de risco modificáveis para essas doenças. Dessa forma, a relação entre determinantes sociais e inatividade física, dieta inadequada, uso de álcool e tabaco tem sido estudada.
Neste contexto, o objetivo desta tese foi avaliar a influência da mobilidade social, medida através da mudança de renda, sobre fatores de risco modificáveis para DCNT.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas