Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Cristina Bossle de Castilhos

Título: Qualidade da dieta de jovens aos 18 anos de idade, pertencentes à coorte de nascimentos de 1993 da cidade de Pelotas - RS

E-mail:cristinacastilhos@hotmail.com

Área de concentração:Saúde Pública

Orientador:Maria Cecília Formoso Assunção

Banca examinadora:Denise Petrucci Gigante e Samanta Winck Madruga

Data defesa:24/06/2014

Palavras-chave:Nutrição, Hábitos alimentares, Adolescentes, Coorte 1993

A adolescência é a fase da vida em que múltiplas mudanças acontecem, as quais se refletem nos aspectos físicos e psicológicos. Quando não bem vivenciadas e compreendidas, essas mudanças podem gerar consequências nas condições de saúde e nutrição que implicarão prováveis doenças na vida adulta .
Os hábitos alimentares inadequados estão entre os principais fatores de risco modificáveis para a redução de mortes por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)16. Uma alimentação saudável previne mortes prematuras causadas por doenças cardíacas e câncer (WHO 2004 Global Strategy on Diet, Physical Activity and Healt Geneva).
Sabe-se que os hábitos alimentares adquiridos durante a adolescência poderão perpetuar-se na vida adulta. Assim, torna-se necessário conhecer a qualidade global da dieta consumida pelos jovens e, desta forma obter informações que possam auxiliar na construção de indicadores de saúde nutricional que possibilitem a realização de intervenções precoces, se necessárias.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas