Facebook

Teses e Dissertações


2013


Aluno:Ricardo Lanzetta Haack

Título: Cintura hipertrigliceridêmica em adultos jovens pertencentes a uma coorte de nascimentos no sul do Brasil

E-mail:ricardohaack@yahoo.com.br

Área de concentração:Epidemiologia

Orientador:Bernardo Lessa Horta

Banca examinadora:Juraci Almeida César (FURG), Maria Cecília Assunção (UFPel) e Alexandre da Costa Pereira (USP/INCOR).

Data defesa:17/12/2013

Palavras-chave:Estudo de coorte

Entre os mecanismos implicados na gênese de doenças crônicas destacam-se a presença de um processo inflamatório crônico e o desenvolvimento de resistência à insulina, os quais estão relacionados ao sobrepeso e obesidade.
A obesidade visceral (acúmulo de tecido adiposo, junto às vísceras abdominais e ao omento maior) pode ser considerada como um marcador da inabilidade do organismo em armazenar adequadamente o excesso de energia no tecido subcutâneo, criando depósitos ectópicos junto às vísceras abdominais, coração e músculo esquelético(Despres and Lemieux 2006).
Nesse contexto, evidências sugerem que a presença simultânea de um aumento na circunferência da cintura e uma concentração aumentada de um marcador metabólico simples (triglicerídeo plasmático), denominada de cintura hipertrigliceridêmica, estaria associada a uma constelação de anormalidades inflamatórias e pró-trombóticas, as quais resultam em um risco aumentado de desenvolver doença cardiovascular e diabetes tipo II(Despres, Arsenault et al. 2008).
O fenótipo da cintura hipertrigliceridêmica funciona como um algoritmo simples para a identificação na prática clínica de indivíduos em risco de desenvolver doença cardiovascular. Apesar disso, têm sido pouco estudados os fatores associados com o seu desenvolvimento.
O presente estudo será conduzido em uma coorte de adultos jovens que tem sido acompanhada prospectivamente desde o nascimento. Os principais objetivos do estudo são descrever a prevalência de cintura hipertrigliceridêmica e a sua associação com outros marcadores de risco cardiovascular (pressão arterial, glicemia, proteína C reativa e colesterol HDL); bem como identificar seus determinantes.
Os indivíduos pertencentes a coorte de 1982 têm sido acompanhados por inúmeras vezes desde o nascimento. Para o presente trabalho, serão utilizados os dados coletados no estudo perinatal, nas entrevistas dos primeiros anos de vida e na visita a coorte, ocorrida em 2004-5, quando foram entrevistados 77,4% dos indivíduos aos 23 anos de idade. Neste último acompanhamento, foi realizado exame antropométrico e coletado sangue venoso (Barros, Victora et al. 2008).
Nesse sentido, a cintura hipertrigliceridêmica será definida pela associação de uma circunferência da cintura maior ou igual a 90 cm e uma dosagem de triglicerídeos maior ou igual a 2,0mmol/l nos homens e circunferência da cintura maior ou igual a 85 cm e triglicerídeos maior ou igual a 1,5mmol/l nas mulheres.
A presente tese avaliará a associação das seguintes exposições com a ocorrência do fenótipo da cintura hipertrigliceridêmica:
- Exposições proximais: renda familiar, escolaridade do indivíduo, índice de massa corporal, pressão arterial, colesterol HDL, glicemia, proteína C reativa, consumo alimentar de gorduras e fibras e sedentarismo.
- Exposições distais: peso ao nascer, idade gestacional, crescimento intrauterino e
duração da amamentação.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas