Facebook

Teses e Dissertações


2013


Aluno:Suele Manjourany Silva Duro

Título: Aconselhamento a hábitos saudáveis recebido de profissionais de saúde em 100 municípios brasileiros

E-mail:sumanjou@gmail.com

Área de concentração:

Orientador:Luiz Augusto Facchini

Banca examinadora:Anaclaudia Gastal Fassa (UFPel), Alicia Matijasevich (UFPel) e Samuel de Carvalho Dumith (FURG).

Data defesa:21/11/2013

Palavras-chave:Promoção da saúde; Hábitos saudáveis; Epidemiologia

No início do atual milênio, as doenças e agravos não transmissíveis (DANT) se configuram como principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo, correspondendo a 59% dos mais de 50 milhões de óbitos anuais, sendo as principais representantes desse grupo as doenças cardiovasculares, o diabetes, a obesidade, o câncer e as doenças respiratórias. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que, para o ano de 2020, as mortes por DANT representarão 73% dos óbitos no mundo. Neste contexto de transição, o aconselhamento a hábitos saudáveis para a população emerge como atribuição fundamental de serviços e profissionais de saúde enfatizando a prevenção de riscos e a promoção da saúde.
Apesar disso, há uma escassez de estudos, principalmente brasileiros e de base populacional, que investiguem a prevalência de aconselhamento a hábitos de alimentação saudável e de prática de atividade física por profissionais de saúde.
O presente projeto busca contribuir para o preenchimento dessa lacuna no conhecimento, através de um inquérito epidemiológico, em amostra representativa da população brasileira, realizado em 2008/2009. O inquérito avaliou o acesso e a qualidade da atenção em serviços de saúde, com ênfase em promoção da saúde, prevenção de riscos e cuidados pessoais de saúde, com destaque para o recebimento de aconselhamento à alimentação saudável e à prática de atividade física por profissionais de saúde.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas