Facebook

Teses e Dissertações


2013


Aluno:Carlos Alberto Delgado Bocanegra

Título: Aleitamento materno além do segundo ano de vida: Fator de proteção para o crescimento e saúde mental infantil

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Alicia Matijasevich

Banca examinadora:Elaine Albernaz, Elaine Tomasi e Maria Cecília Assunção

Data defesa:23/01/2013

Palavras-chave:Aleitamento, saúde infantil, Saúde mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida e a partir dessa idade, junto a uma alimentação complementar adequada, recomenda a continuação do aleitamento materno por dois anos ou mais.
Não obstante, a duração do aleitamento materno após dois anos de vida e os seus efeitos no médio e longo prazo não tem sido amplamente estudada como a duração e os efeitos do aleitamento materno durante o primeiro ano de vida. Estudos existentes têm encontrado a associação entre o aleitamento materno por dois anos ou mais com uma menor prevalência de obesidade e baixa estatura para a idade. Outros estudos não mostram aumento nos depósitos de gordura, mas encontram um crescimento linear maior em crianças que mamaram por dois anos ou mais. Por outro lado, estudos sobre os efeitos psicológicos e comportamentais gerados com esta duração de aleitamento materno são escassos.
O presente projeto visa estudar os efeitos em médio prazo do aleitamento materno que se estende além do segundo ano de vida. Será realizada uma revisão bibliográfica sistemática e dois estudos utilizando dados da coorte de Pelotas de 2004. Nestes será analisada a influência do aleitamento materno por dois anos ou mais sobre o crescimento e a saúde mental, especialmente a presença de problemas de comportamento aos 6-7 anos em crianças pertencentes à coorte de Pelotas do ano 2004.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas