Facebook

Teses e Dissertações


2013


Aluno:Natalia Graciela Gómez Cofré

Título: Associação bidirecional entre sibilância e transtornos mentais na adolescência: coorte de nascidos vivos de Pelotas, 1993

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Ana Maria Baptista Menezes

Banca examinadora:Helen Gonçalves e Beatriz Franck Tavares

Data defesa:31/01/2013

Palavras-chave:Saúde mental; Doenças respiratórias

A adolescência é uma etapa marcada pelas mudanças físicas e psicológicas, em que o
jovem está procurando sua identidade, mas também querendo ser igual ao grupo.
Os estudos que avaliaram asma como exposição em relação aos problemas de saúde mental fornecem evidência que crianças e adolescentes com asma tendem a apresentar maior risco de problemas de saúde mental, em comparação com aqueles que não têm asma, sendo também um fator de risco para o suicídio em adolescentes. Também sabe-se pela literatura que adolescentes asmáticos com problemas de saúde mental têm um maior número de sintomas e pior controle da doença em comparação com asmáticos sem problemas de saúde mental.
Entretanto, a relação entre problemas de saúde mental e asma ainda não tem sido abordada suficientemente para definir a relação causal entre esses fenômenos.
A possibilidade de realizar um estudo longitudinal que avalie a associação bidirecional entre sibilância e problemas de saúde mental em adolescentes pode ser de grande importância, já que forneceria conhecimento para enfocar estratégias de prevenção e intervenção.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas