Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Romina Buffarini

Título: Trajetória de consumo de frutas, legumes e verduras entre adolescentes de dezoito anos de idade. Estudo de coorte de nascimento de 1993, Pelotas-RS

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Maria Cecilia Assunção

Banca examinadora:Marilda B. Neutzling e Denise P. Gigante

Data defesa:19/12/2012

Palavras-chave:Consumo de alimentos vegetais; Adolescentes; Epidemiologia

Os países em desenvolvimento atravessam uma fase de transição nutricional onde se torna relevante o interesse em estudar hábitos de consumo de alimentos como indicadores de fatores de risco para DCNT. Segundo a OMS, o baixo consumo de FLV é um dos dez principais fatores de risco para a saúde em geral.
Nos países de alta renda, existem estudos reportando as tendências longitudinais do consumo de FLV. Entretanto, não existem publicações de estudos realizados em países de média e baixa renda que avaliem longitudinalmente a trajetória do consumo de FLV durante a infância e adolescência. O estudo dos nascidos em Pelotas em 1993 inclui informações desde o nascimento até a adolescência, fornecendo uma fonte rica de dados para investigar longitudinalmente o consumo de FLV, podendo preencher parte da lacuna do conhecimento presente em relação ao tema em países de baixa e média renda.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas