Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Lídice Rodrigues Domingues

Título: Posse responsável de cães e gatos na área urbana do Município de Pelotas, RS, Brasil

E-mail:dungavet@vetorial.net

Área de concentração:

Orientador:Anaclaudia Gastal Fassa

Banca examinadora:Juvenal Soares Dias da Costa e Luiz Filipe Schuch

Data defesa:28/11/2012

Palavras-chave:Animais de estimação; Posse; Cuidados

Sessenta por cento dos domicílios brasileiros possuem, pelo menos, um animal de estimação, o que representa 32 milhões de cães e cerca de 16 milhões de gatos domiciliados. Isto quer dizer que há uma proporção de um cão e de um gato para cada seis e 16 habitantes, respectivamente. Estas cifras conferem ao Brasil o segundo lugar quanto ao número absoluto de cães e gatos entre todos os países, atrás, apenas, dos Estados Unidos.
A taxa de crescimento de animais domiciliados é da ordem de 3% ao ano contra pouco mais de 1% do crescimento da população brasileira. Em termos de gasto com alimentação destes animais, o Brasil responde por 6% do total mundial, o que representa algo em torno de R$ 5 bilhões anuais. Estima-se que, em 2013, o Brasil alcance o segundo lugar em termos de gastos com alimentação de cães e gatos.
Com o aumento da população de animais, emergem, pelo menos, dois problemas: aumento da proporção de animais abandonados e facilidade quanto à disseminação de zoonoses. A interação desses dois elementos potencializa os prejuízos socioambientais, favorece a dispersão de doenças e a ocorrência de agressões. Logo, afetam a saúde pública.
Este projeto tem por objetivo estimar a prevalência e a identificação de fatores associados à posse responsável de cães e gatos na população urbana do município de Pelotas, RS


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas