Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Tiago Neuenfeld Munhoz

Título: Prevalência e fatores associados à depressão em adultos: estudo de base populacional

E-mail:tyagomunhoz@hotmail.com

Área de concentração:

Orientador:Alicia Matijasevich

Banca examinadora:Andréa Homsi Dâmaso e Beatriz Franck Tavares

Data defesa:19/11/2012

Palavras-chave:Saúde mental; Adultos; Depressão

Com o objetivo de estudar a prevalência e fatores associados à depressão em adultos, conduziu-se um estudo transversal de base populacional em Pelotas, RS, no ano de 2012. O processo de mostragem foi realizado em múltiplos estágios.
Todos os adultos com 20 anos ou mais, residentes nos domicílios sorteados, foram convidados a participar do estudo. O instrumento utilizado para avaliar a depressão foi o Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), utilizando o ponto de corte ≥ 9. Foram
avaliados 2.925 indivíduos e a prevalência de depressão foi de 20,4% (IC95% 18,9-21,8). Após ajuste para fatores de confusão de acordo com um modelo conceitual de análise, as mulheres, os indivíduos mais jovens, com a cor da pele branca, com menor nível socioeconômico, com menor escolaridade, aqueles solteiros ou separados, os tabagistas, os que não estavam trabalhando e aqueles com doença cardíaca apresentaram as maiores prevalências de depressão. As variáveis sobre uso de álcool, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus não apresentaram associação com depressão. Nossos resultados indicam a relevância da depressão como doença frequente na população adulta e fornecem evidências sobre fatores associados, alguns potencialmente modificáveis, o que poderá auxiliar no planejamento de políticas e serviços de saúde.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas