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Teses e Dissertações


2012


Aluno:Alan Goularte Knuth

Título: Ambiente escolar e pr√°tica de atividade f√≠sica em crian√ßas pertencentes √† Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004

E-mail:alan_knuth@yahoo.com.br

Área de concentração:

Orientador:Pedro Curi Hallal

Banca examinadora:Bernardo Lessa Horta (UFPel), Marlos Rodrigues Domingues (UFPel), Paulo Roberto S. Amorim (Universidade Federal de Viçosa)

Data defesa:01/01/2012

Palavras-chave:Atividade física, Epidemiologia, Estudo de coorte

Estudos populacionais brasileiros investigando a atividade f√≠sica de crian√ßas s√£o raros e a avalia√ß√£o de ambiente escolar especificamente √© virtualmente inexistente. Em Pelotas, RS, est√£o as coortes de nascimento de 1982, 1993 e 2004. Esses estudos acompanham indiv√≠duos desde o nascimento, por toda sua vida e s√£o mundialmente reconhecidos, pela alta taxa de acompanhamentos e principalmente por serem coortes mantidas, mesmo em um pa√≠s fora do eixo europeu e norte-americano. A coorte de 2004 realizar√° um acompanhamento no ano de 2011 a todas as crian√ßas, onde a atividade f√≠sica ser√° mensurada por meio de acelerometria. Essa coleta al√©m de estimar dados atuais de atividade f√≠sica da melhor maneira dispon√≠vel, poder√° ser √ļtil na utiliza√ß√£o dessa vari√°vel como preditor em estudos futuros. Al√©m disso, o estudo de associa√ß√£o entre atividade f√≠sica aos 6-7 anos e sua associa√ß√£o com vari√°veis do nascimento trar√° dados in√©ditos nesse sentido para a pesquisa em epidemiologia da atividade f√≠sica brasileira.
Toda a riqueza de informa√ß√Ķes das coortes pouco foi relacionada √†s quest√Ķes escolares em Pelotas, RS. E dado o crescente foco de investiga√ß√£o entre a rela√ß√£o do ambiente escolar e o n√≠vel de atividade f√≠sica, seria fundamental avaliar tal associa√ß√£o, nesse grupo populacional. Logo, todas as escolas de ensino fundamental da cidade tamb√©m ser√£o estudadas.
Somente atrav√©s da detec√ß√£o de escolas mais ou menos ambientadas √© que poderemos estabelecer prioridades na escolha de programas de interven√ß√£o, tentando fazer do espa√ßo escolar um componente atrativo e de prontid√£o para a atividade f√≠sica e sa√ļde das crian√ßas brasileiras e especificamente da cidade de Pelotas, RS.


Artigo 1: Objectively-measured physical activity in children is influenced by social rather than biological lifecourse factors: evidence from a Brazilian cohort

Abstract

Background: Few studies in the context of the Developmental Origins of Health and Disease (DOHaD) have used objectively measured physical activity (PA). In addition, prospective data on PA from low- and middle-income countries are limited. This study describes PA among children aged 6-7 years in Brazil and explores the association of PA and early social and biological variables.
Methods: All live hospital births in 2004 in the city of Pelotas, Southern Brazil were enrolled in a cohort study. At age 6-7 years, children of the cohort and their parents were invited to visit the research clinic for a follow-up visit. Children were asked to wear a GENEActiv accelerometer on their non-dominant wrist for the 4-7 days subsequent to the visit. Tri-axial acceleration data (g) was collected at a frequency of 85.7 Hz after which summary measures were derived per child. The influence of early life exposures, such as type of delivery, parity, birth weight, preterm delivery, maternal PA and socioeconomic status on physical activity was assessed.
Results: Valid accelerometry data was obtained from 2,885 children (86.6% of the eligible individuals) using 350 monitors. The median accelerometer wear time was 4.7 days. Girls were less active than boys (global PA = -10.68 mg. 95%CI -12.45; -8.91), High socioeconomic position was related to higher PA levels. No associations between birth-weight, type of delivery, or preterm delivery and physical activity were observed.
Conclusions: This study provides strong evidence for the role of social and gender factors in explaining child PA behaviors. Differently from previous studies using self-report, our study shows that wealthiest kids are more active than their peers.
Keywords: Children, physical activity, socioeconomic position, cohort studies


Artigo 2: Ambiente escolar e prática de atividade física aos 6-7 anos: uma abordagem multinível

RESUMO:
Objetivo: Verificar a existência de associação entre aspectos do ambiente escolar e a prática de atividade física em crianças de 6-7 anos.
M√©todos: As crian√ßas pertencentes √† coorte de nascimentos de 2004 de Pelotas/RS foram acompanhadas aos 6-7 anos. Nessa etapa, utilizaram aceler√īmetro de pulso, modelo triaxial, estimador de acelera√ß√£o (g) com frequ√™ncia de medi√ß√£o adotada de 85,7Hz. Foram visitadas ainda as escolas de ensino fundamental da cidade. Em tais visitas, o ambiente escolar relacionado √† atividade f√≠sica foi avaliado por entrevista com representante escolar e observa√ß√£o de espa√ßos f√≠sicos. As associa√ß√Ķes entre o ambiente escolar e a pr√°tica de atividade f√≠sica foram testadas por meio de modelos multin√≠vel.
Resultados: Foram avaliadas 99 escolas e 3331 crian√ßas. A maior parte das crian√ßas encontra-se no 1¬į ano/s√©rie e, em m√©dia, as crian√ßas estavam na escola h√° 2,03 meses (dp = 2,99). Ambos os modelos de regress√£o apresentaram reduzido efeito do n√≠vel contextual escolar na atividade f√≠sica aos 6-7 anos. A maior rela√ß√£o professor de Educa√ß√£o F√≠sica por aluno representou 4,39 mg a mais (IC95%: 2.13; 6.64) de atividade f√≠sica em m√©dia, comparado ao grupo de menor rela√ß√£o.
Conclus√Ķes: Com curto per√≠odo de exposi√ß√£o ao ambiente escolar, poucos aspectos influenciaram a atividade f√≠sica de crian√ßas aos 6-7 anos. A maior presen√ßa de professores de Educa√ß√£o F√≠sica √© mais significativa do que instala√ß√Ķes f√≠sicas, como gin√°sios, quadras e espa√ßos externos com equipamentos na pr√°tica de atividade f√≠sica nos anos iniciais escolares. Futuros estudos devem avaliar outros atributos al√©m da pr√°tica de atividade f√≠sica e em per√≠odos mais longos de viv√™ncia escolar.
Palavras-chave: Ambiente, escola, crianças, atividade física.

Artigo 3: School environment and physical activity in children and adolescents: systematic review
ABSTRACT
The aim of this study was to identify, discuss and summarize findings from articles on the association between characteristics of the school environment and physical activity in children and adolescents. We followed the PRISMA guidelines for systematic reviews. Articles were identified in PubMed. The main inclusion criteria were: (a) studies with children and adolescents ‚Äď studies with preschool children only were excluded because they were covered in a recent review; (b) physical activity as the outcome; (c) school environment characteristics as the exposure variable. Outcome variables were heterogeneous across the 13 studies, including recess physical activity practice, extracurricular sports practice, Physical Education classes and total physical activity. Half of the studies used objective physical activity measures. The evaluation of school environments was again heterogeneous, ranging from checklists of spaces, satellite photos and interviews with school teachers and principals comprising sociocultural dimensions of the environment, policies and PE classes, but mainly measures of the built environment. No definitive conclusion about the influence of school environment on physical activity can be drawn due to the heterogeneity across studies, settings dimension assessed and the lack of prospective data. However, several features such as improvements in playgrounds, health promotion policies at school, and positive perceptions of the school environment seem to be associated with increased physical activity among children and adolescents.
Key-words: School, physical activity, youth, environment


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas