Facebook

Teses e Dissertações


1999


Aluno:Beatriz Franck Tavares

Título: Uso de drogas entre adolescentes escolares em Pelotas, RS

E-mail:bftavares@terra.com.br

Área de concentração:Epidemiologia

Orientador:Jorge Umberto Béria

Banca examinadora:Iná dos Santos, José Carlos de Carvalho Leite e Ronaldo Laranjeira

Data defesa:04/09/1999

Palavras-chave:Uso de drogas; adolescentes, epidemiologia

Resumo dos Artigos:

PREVALÊNCIA DO USO DE DROGAS E DESEMPENHO ESCOLAR ENTRE ADOLESCENTES DE ESCOLAS COM 2O GRAU - PELOTAS, RS

Introdução: Um estudo transversal foi realizado em 1998 para avaliar a prevalência do uso de drogas entre adolescentes escolares em Pelotas, cidade da região sul do Brasil.

Metodologia: Um questionário anônimo, auto-aplicado em sala de aula, foi respondido por uma amostra proporcional de estudantes, com idade entre 10 e 19 anos, matriculados no primeiro grau (a partir da 5a série) e no segundo grau, em todas as escolas públicas e particulares da zona urbana do município que tinham segundo grau. Realizou-se até três revisitas para aplicação aos alunos ausentes. O questionário continha questões sobre o uso de 13 classes de substâncias psicoativas, questões sócio-demográficas e desempenho escolar.

Resultados: foram entrevistados 2410 estudantes e o índice de perdas foi de 8%. As substâncias mais consumidas, alguma vez na vida, foram álcool (86,8%), tabaco (41,0%), maconha (13,9%), solventes (11,6%), ansiolíticos (8,0%), anfetamínicos (4,3%) e cocaína (3,2%). Todas estas apresentaram aumento de consumo com a idade, exceto os solventes, que foram mais usados pelos mais jovens (10 a 15 anos) e uso pesado de álcool, que não aumentou com a idade. Os meninos usaram mais do que as meninas, maconha, solventes e cocaína, enquanto elas usaram mais ansiolíticos e anfetamínicos. Uso na vida de álcool e tabaco ocorreram em proporções semelhantes entre meninos e meninas, mas uso no mês, uso freqüente, uso pesado e intoxicações por álcool foram mais prevalentes entre os meninos. Após controle para fatores de confusão, permaneceu positiva a associação entre uso de drogas (exceto álcool e tabaco) e turno escolar noturno, maior número de faltas à escola no mês anterior e maior número de reprovações escolares.

Conclusões: a prevalência de experimentação de drogas em adolescentes escolares é alta, indicando a importância da detecção precoce de grupos de risco e do desenvolvimento de políticas de prevenção do abuso e dependência dessas substâncias.

PALAVRAS CHAVE: Abuso de substâncias, adolescência, drogas, epidemiologia.

Download:Beatrizt.pdf


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas