Facebook

Sala de Imprensa

09/02/2023

Defesa de Dissertação

 Título: Desigualdades no acesso a serviços de saúde por adolescentes brasileiros, segundo características contextuais na Pesquisa Nacional de Saúde 2019

Orientador: Prof. Dr. Luiz A. Facchini

Banca: Prof.ª Dr.ª. Juliana Gagno Lima (UFOPA) e Prof.ª Dr.ª Elaine Tomasi (PPGEPI/UFPEL)   

A adolescência é um período importante da vida para a determinação da saúde dos indivíduos. Apesar da relevância da atenção à saúde para os adolescentes, existem várias barreiras para o uso de serviços de saúde nessa faixa etária. Além das barreiras, desigualdades sociais e geográficas no acesso ao sistema de saúde também são observadas. É o que mostra o estudo desenvolvido em dissertação do mestrado no Programa de Pós-graduação em Epidemiologia pela mestranda Larissa Ádna Neves Silva, sob a orientação dos professores Luiz A Facchini e Bruno P Nunes.

 

A pesquisa analisou a influência de características contextuais (região do país, por exemplo) na procura dos serviços de saúde por adolescentes brasileiros utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde realizada no ano de 2019. Os resultados demonstraram que somente um a cada dez (11,7%) adolescentes procuraram os serviços de saúde nos quinze dias anteriores à entrevista, sendo maior na nas regiões Sudeste e Sul. A posse de plano de saúde aumentou a busca dos serviços por adolescentes que residiam nas áreas rurais, nas capitais e regiões metropolitanas. Os pesquisadores destacam que o plano de saúde foi uma característica marcante nas desigualdades observadas na procura dos serviços. “Nas áreas com maior procura, há maior presença do setor privado e maior disponibilidade de serviços públicos. Isso facilita a busca de cuidados, em especial de indivíduos que podem pagar por algum plano de saúde.

Essa situação é muito mais frequente nas regiões Sul e Sudeste, capitais e regiões metropolitanas, cujos adolescentes disporiam de uma dupla cobertura de serviços, em comparação a adolescentes de regiões remotas do Norte e Nordeste do país." A disponibilidade de plano de saúde também aumentou a procura no meio rural. Nas áreas rurais, estes colocam a necessidade de mais investigação, visto que existem pesquisas destacando a baixa cobertura de planos de saúde nesses locais, com relatos de barreiras no acesso aos serviços de saúde por essa população. Contudo, os dados da pesquisa reforçam a existência de desigualdades dentro do meio rural que se relacionam as questões de posse de terra, acesso à educação, melhor renda, etc. e que precisam ser melhores entendidas, a fim de buscar estratégias para reduzir as diferenças encontradas.

 

 


Auditório A (Híbrido) - DATA:09/02/2023 - HORA:14:00hs

Apresentador: Larissa Adna Neves Silva





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas