Facebook

Sala de Imprensa

07/02/2023

Defesa de Dissertação

 Título: Uso de telas, qualidade e duração do sono de adolescentes aos 15 anos na Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Iná da Silva dos Santos

Banca: Prof.ª Dr.ª Magda L. Nunes (PUCRS) e Prof.ª Dr.ª Luciana Tovo Rodrigues

 

Pesquisa aponta que a maioria dos adolescentes de 15 anos de Pelotas  dormem menos que o recomendado para a idade

Um estudo da Universidade Federal de Pelotas revela que dois terços dos adolescentes dormem menos de 8 horas por dia, como recomendado pela NationalSleep Foundation, e 17% relataram ter sono de má qualidade. A duração do sono é menor e a autopercepção de sono de má qualidade é maior conforme o maior tempo de uso de telas pelos adolescentes. A duração do sono diminui em cerca de meia hora e a chance de sono de má qualidade aumenta em 60%, quando o tempo de uso de telas é próximo a nove horas por dia. 

“Pesquisas já tinham demonstrado que os adolescentes têm dormido menos que o recomendado para a faixa etária. Entre usuários mais pesados (9 horas ou mais de uso de telas por dia) a perda correspondia, em média, a 30 minutos de sono diário. Porém o tempo de uso de telas estudado referia-seapenas ao seu uso para lazer”, afirma a mestrandaPriscila da Silva Echevarria, autora de dissertação sobre o tema, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação da Dra. Iná da Silva dos Santos e coorientação pela Dra. Bianca Del Ponte da Silva.  

A pesquisa foi realizada com dados da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004, obtidos na visita de 15 anos de idade. De acordo com as análises, os adolescentes usuários mais pesados de telas (9 horas ou mais por dia) são do sexo masculino, de cor branca,estudantes e filhos únicos.  

“Os resultados de nosso estudo sugerem a necessidade de revisão da recomendação do tempo deuso de telas, haja vista que as associações com distúrbios do sono ocorreram com o uso mais pesado dos dispositivos eletrônicos. Novos estudos devemincluir não apenas o uso de telas para lazer, mas também para estudos e trabalho”, conclui a autora.      

 


Auditório A (híbrido) - DATA:07/02/2023 - HORA:14:00hs

Apresentador: Priscila da Silva Echevarria





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas