Facebook

Sala de Imprensa

27/10/2022

PPGEpi tem nove cientistas em ranking dos mais influentes do mundo, aponta estudo de Stanford


 

 

Nove epidemiologistas da Universidade Federal de Pelotas estão entre os cientistas mais influentes do mundo, de acordo com ranking elaborado por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) em parceria com a Elsevier, editora especializada em conteúdo científico.

Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGEpi), Aluisio Barros, Ana Menezes, Bernardo Horta, Cesar Victora, Fernando Barros, Flávio Demarco, Iná Santos, Joseph Murray e Pedro Hallal foram reconhecidos entre os 2% de cientistas que mais contribuem para o desenvolvimento da ciência em suas áreas de pesquisa, com base na edição atualizada da lista dos melhores cientistas do mundo publicada pela Elsevier.

O estudo, considerado umas das mais respeitadas referências sobre rankings do gênero, levou em consideração os dados de cerca de 200 mil pesquisadores incluídos na base bibliográfica Scopus, em 22 campos do conhecimento. O levantamento inclui artigos publicados e citações por pares, utilizando informações padronizadas de citação, índice h, índice hm ajustado para autoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score) que prioriza o impacto (citações) em vez do número de publicações dos autores.

A relevância dos selecionados pelo ranking de Stanford se traduz pela consistência com que são referenciados por outros autores – estar na lista significa pertencer ao grupo de 2% de pesquisadores que receberam as mais altas médias de citações no período de análise. Na prática, é um indicativo de que os estudos conduzidos por esses cientistas são marcos de referência para outros estudiosos e ponto de partida para o avanço do conhecimento.

As informações da base de dados do Scopus foram analisadas em dois rankings: o primeiro avalia o impacto dos pesquisadores ao longo de toda a carreira acadêmica, e o segundo considera esse impacto no último ano, 2021. A pesquisadora Iná Santos está no segundo ranking, e os demais pesquisadores do PPGEpi aparecem em ambos.

A listagem atual inclui 1263 cientistas do Brasil entre os mais influentes -  o pesquisador da Pós-Graduação em Epidemiologia, professor Cesar Victora, é o brasileiro mais citado na literatura científica mundial em 2021.


-----------

Artigo: September 2022 data-update for "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators"

Disponível em: https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas