Facebook

Sala de Imprensa

31/08/2021

PPGEpi abre seleção para doutorado


 

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGEpi/UFPel) abre, nesta terça-feira (31), edital de seleção de alunos para o curso de doutorado com ingresso no ano acadêmico de 2022. O prazo de inscrições vai de 31 de agosto a 10 de setembro de 2021.

Podem se inscrever candidatos graduados em qualquer área do conhecimento que possuam mestrado na área de Saúde Coletiva ou em áreas de formação relacionadas às linhas de pesquisa do programa. Candidatos não residentes no Brasil poderão participar das etapas de seleção de forma remota em ambiente virtual.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente de forma online por meio do endereço eletrônico secretaria.ppge@gmail.com. É obrigatório o preenchimento e o envio do requerimento de inscrição, acompanhado da documentação descrita no edital de seleção. São até 24 vagas, em quatro áreas de concentração: Epidemiologia do Ciclo Vital, Epidemiologia dos Serviços de Saúde, Equidade em Saúde e Determinantes Sociais do processo Saúde-Doença-Cuidado. Do total, 25% das vagas serão reservadas a pessoas negras, quilombolas, indígenas ou com deficiência; 10% serão reservadas a servidores da UFPel, e 5% das vagas, a pessoas travestis ou transexuais. A homologação das inscrições será divulgada até 15 de outubro no site do programa.

O processo de seleção terá três etapas: a primeira será a aplicação de quatro provas escritas nas áreas de Epidemiologia, Estatística, Saúde Pública e Inglês, a ser realizada em 6 de dezembro; a segunda, avaliação de Curriculum vitae, no dia 8 de dezembro, sem necessidade de presença do candidato; e a terceira, defesa de memorial descritivo, presencial ou por videoconferência, com os aprovados nas fases anteriores.

O resultado será informado até o dia 14 de dezembro, na página do programa. Dúvidas sobre a seleção podem ser enviadas para secretaria.ppge@gmail.com, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h. 

Sobre o PPGEpi

Reconhecido com conceito máximo (nota 7) – equivalente a padrão de excelência internacional da Capes – o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel tem um corpo docente de pesquisadores renomados, com os mais altos índices de produção científica da área no Brasil e forte expressão internacional.

O curso de doutorado obteve o primeiro lugar em quatro edições do Prêmio Capes de Tese, tendo a melhor tese nacional em saúde coletiva dos anos de 2011, 2013, 2017 e 2019.

A instituição mantém quatro estudos de coortes de nascimentos em andamento e integra dois centros de estudos epidemiológicos: o Centro Internacional de Equidade em Saúde (ICEH) e o Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Violência (DOVE). O programa tem tradição de desenvolver pesquisas de impacto social que se traduzem em políticas adotadas internacionalmente e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais recentemente, tornou-se referência nacional à frente do Estudo de Prevalência da Covid-19 no Brasil (Epicovid19-BR), fornecendo estimativas nacionais sobre a proporção de casos de coronavírus no país e contribuindo para soluções de enfrentamento da pandemia com base em evidências científicas.

 

 

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas