Facebook

Sala de Imprensa

26/08/2021

Epidemiologia participa do Seminário Nacional da Primeira Infância


 

A docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGEpi/UFPel, Iná Santos, apresenta palestra sobre o tema “Depressão pós-parto”, nesta quinta-feira (26), no Seminário Nacional da Primeira Infância. A participação da docente da UFPel e consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento integra as atividades do Painel 8: Fortalecimento da parentalidade a partir do olhar de quem cuida, com início às 14h e transmissão ao vivo pelo canal do Ministério da Cidadania do Brasil no Youtube.

O evento é uma realização do Ministério da Cidadania e do Fundo Conjunto para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a programação de painéis, mesas-redondas e exposições discute formas de fortalecer as políticas públicas para crianças de zero a seis anos no país - essa faixa etária, que corresponde à primeira infância, é considerada primordial para o desenvolvimento humano saudável. Esse conceito, baseado em evidências científicas, levou à criação do Marco Legal da Primeira Infância, lei de 2016 que garante os direitos às crianças nessa faixa etária.

Estudos liderados pelo PPGEpi, em Pelotas (RS), contribuíram para demonstrar a necessidade de programas focados nessa fase da vida. Resultados de pesquisa realizada nas Coortes de Nascimentos de Pelotas ajudaram a  ciência a comprovar que cuidados adequados de saúde, nutrição e estimulação nos primeiros mil dias de vida – que vão da fecundação aos dois anos – são determinantes para o desenvolvimento físico-cognitivo, formando as bases para que a criança possa atingir seu máximo potencial, além de prevenir, em parte, o surgimento de doenças crônicas. Novos estudos em andamento seguem avançando o conhecimento sobre a importância do afeto, dos vínculos familiares, e estimulação cognitiva na infância para o pleno desenvolvimento das habilidades de aprendizagem e socialização das crianças a curto e longo prazo. 

Um dos programas abordados no seminário é o Criança Feliz, iniciativa do governo federal apoiada pelas Nações Unidas, com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade por meio de visitas domiciliares. O PPGEpi, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, lidera o estudo em andamento que avalia a implementação e o impacto do programa sobre o desenvolvimento infantil. Além de ser o maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à primeira infância, o Criança Feliz é reconhecido internacionalmente como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais da educação.

 

 

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas