Facebook

Sala de Imprensa

16/08/2021

Live com professor Cesar Victora aborda importância da pesquisa científica


 

O médico epidemiologista Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas, apresenta a palestra “Por que pesquisar?” em live promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) nesta terça-feira, 17, às 18h. 

A live será gratuita e aberta ao público, com mediação do professor de odontologia Adair Stefanello Busato. O evento faz parte das atividades da disciplina de Seminários Integradores do PPGOdonto da Ulbra e está voltado para estudantes de programas pós-graduação. As inscrições podem ser feitas neste link

"O médico Cesar Victora é um ícone da pesquisa mundial e será muito valiosa sua contribuição. A pesquisa é fundamental na construção de referenciais para a área da saúde", disse Busato. De acordo com o coordenador do PPGOdonto, Eduardo Reston, o Brasil vive um importante momento de discussão sobre a valorização da pesquisa. "Não falaremos somente sobre a área da epidemiologia, mas da pesquisa como um todo", completa. 

Sobre o palestrante 

O epidemiologista Cesar Victora é um dos líderes mundiais em saúde infantil e um dos mais proeminentes pensadores nos campos da saúde e nutrição materno-infantil, avaliação de programas de saúde e equidade em saúde. Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas, ocupa posições honorárias também nas universidades de Harvard, Oxford, Johns Hopkins e na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

Victora é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PhD em Epidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres. Realizou extensas pesquisas em diversos estados brasileiros, havendo atuado como como pesquisador ou consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF.  

Suas principais contribuições científicas incluem a documentação da importância do aleitamento materno exclusivo para prevenir a mortalidade infantil e a construção de curvas de crescimento infantil atualmente adotadas em mais de 140 países.

Mais recentemente, ele se tornou um dos líderes globais no estudo das desigualdades em saúde materna e infantil. O trabalho de sua equipe do Centro Internacional de Equidade em Saúde fornece análises utilizadas por organizações internacionais para avaliar a equidade na cobertura de intervenções de saúde comprovadamente eficazes para reduzir a mortalidade de recém-nascidos, mães e crianças, especialmente em países de baixa e média renda. 

No Brasil, participou da fundação do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, em uma época em que a epidemiologia era incipiente no país, tendo levado o programa a se tornar o mais bem classificado no sistema de avaliação da Capes entre mais de 80 programas na área de saúde coletiva brasileira.

 




Fonte: Assessoria de imprensa, com informações de Jornalismo Ulbra Canoas





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas