Facebook

Sala de Imprensa

29/03/2021

Defesa de tese

 Título: Demanda Insatisfeita por Contracepção e Gravidez Não Planejada em Mulheres em Idade Reprodutiva

Banca: Fernando Wehrmeister, Iná Santos e Iândora Timm 

Orientador: Mariangela Silveira

 

Embora o uso de métodos contraceptivos previna gravidez não planejada e intervalo curto entre as gestações, há diversos motivos que levam as mulheres a não utilizar métodos contraceptivos 

 

O uso de métodos contraceptivos previne a ocorrência de gravidezes não planejadas e de intervalo curto entre as gestações. Mães que não planejam a gravidez tendem a consultar menos serviços de saúde voltados aos cuidados para si e para o bebê, além de enfrentar barreiras interpessoais e financeiras. Contudo, há diversos motivos que podem levar ao não uso de métodos contraceptivos. 

Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Laísa Rodrigues Moreira, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Mariângela Freitas da Silveira, e coorientação da Dr.ª Fernanda Ewerling, conduziu três estudos sobre essa temática. O primeiro investigou motivos para o não uso de métodos contraceptivos em mulheres de países de baixa e média renda. Em seguida, foram analisadas tendências e desigualdades da gravidez não planejada em mulheres de Pelotas - Coortes de 1993, 2004 e 2015. E, por último, associação entre gravidez não planejada e uso de métodos contraceptivos modernos (por exemplo: preservativo, pílula e DIU) após o parto. 

Os resultados sugerem que entre os principais motivos para o não uso de métodos contraceptivos entre mulheres de países de baixa e média renda estejam “preocupações com a saúde”, “sexo pouco frequente” e “oposição de outras pessoas”, com grande variação entre países e subgrupos. Em Pelotas, de 1993 a 2015 houve diminuição na ocorrência de gravidezes não planejadas, embora cerca de metade das mulheres ainda engravidem sem planejar, com desigualdades relacionadas à renda familiar e cor da pele da mulher. Além disso, foi identificado que mães que não planejaram a gravidez foram menos propensas a utilizar métodos contraceptivos modernos aos três e 24 meses após o parto. Para enfrentar esses desafios é importante que mulheres e suas famílias tenham acesso e informações sobre a ampla gama de métodos contraceptivos existentes, bem como recebam apoio de diferentes setores a fim de terem suas necessidades reprodutivas atendidas, proporcionando um desenvolvimento saudável. 


Online - DATA:29/03/2021 - HORA:14:00hs

Apresentador: Laísa Moreira





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas