Facebook

Sala de Imprensa

23/02/2021

Defesa de dissertação

Título: Utilização de serviços odontológicos no último ano e fatores associados na população adulta urbana de Pelotas

Banca:Janaína Motta e a Mariana Cademartori

Orientador: Flávio Demarco

 

Nota à imprensa

 

ESTUDO ANALISA A UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS EM ADULTOS DE PELOTAS/RS

 

            O aumento na oferta de serviços públicos odontológicos nos últimos anos tem ajudado a população menos favorecida na utilização de serviços de saúde, porém ainda existem desigualdades entre os indivíduos, onde os que mais precisam, não utilizam. Ir ao dentista com regularidade é importante para prevenção de doenças bucais como a cárie, periodontite, câncer de boca, entre outros agravos. O estudo foi realizado com o objetivo de conhecer os fatores associados a utilização em adultos de 31 anos da coorte de nascimentos de 1982, da cidade de Pelotas/RS.

            A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, pela cirurgiã-dentista Rafaela do Carmo Borges, sob orientação do Professor Dr. Flávio Fernando Demarco e das Mestres em Epidemiologia Mariana Silveira Echeverria e Sarah Arangurem Karam, onde 523 indivíduos de 31 anos pertencentes à coorte de 1982, foram entrevistados.

            Os resultados demonstraram que 55,3% das pessoas relataram ter ido ao dentista no ano anterior a entrevista. Os indivíduos que relataram ir ao dentista por prevenção, em local privado, satisfeitos com a sua saúde bucal e com maior experiência de cárie utilizaram o serviço mais recentemente do que os outros grupos.

            Esses dados demonstram desigualdades na utilização dos serviços, por isso é importante o direcionamento das políticas públicas para as pessoas mais necessitadas de atendimento, demonstrando a importância das consultas e promovendo o acolhimento desses indivíduos nos serviços de saúde.


Online - DATA:23/02/2021 - HORA:14:00hs

Apresentador: Rafaela do Carmo Borges





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas