Facebook

Sala de Imprensa

17/10/2018

Aluisio Barros recebe destaque especial do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018

Foto: Daniela Xu

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), entrega o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018 nesta quinta-feira (18), às 20h30min, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). 

O epidemiologista Aluisio Barros, da Universidade Federal de Pelotas, é o vencedor do prêmio na modalidade Destaque Especial “Ciência para a Redução das Desigualdades”. O destaque especial acompanha a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia uma promoção anual do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A distinção visa reconhecer atividades de pesquisa que tenham constituído relevante contribuição para a redução das desigualdades e promoção da inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra segmentação.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Aluisio Barros é um dos fundadores e líderes, ao lado do epidemiologista Cesar Victora, do Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel. Em 2017, o núcleo foi designado Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o Monitoramento da Equidade em Saúde. Sua equipe multidisciplinar de pesquisa analisa dados de mais de 90 países de baixa e média renda para avaliar a equidade na cobertura de intervenções de saúde comprovadamente eficazes para reduzir a mortalidade neonatal e infantil, investigando até que ponto essas intervenções estão atingindo aqueles que mais precisam delas. O foco é ajudar a melhorar as políticas de saúde para prevenir mortes evitáveis de mães, recém-nascidos e crianças em todo o mundo, dentro da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Esta é a oitava edição do prêmio promovido pela FAPERGS em reconhecimento  ao trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento científico, tecnológico e de inovação para alavancar o desenvolvimento do estado. 

Além da modalidade Destaque Especial, neste ano serão premiadas seis áreas do conhecimento, nas categorias Pesquisador Destaque: Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Computação e Engenharias e Química.

A premiação inclui anda categorias para jovens cientistas e pesquisadores atuando em empresas e na área industrial com foco na inovação tecnológica, através das categorias: Jovem Pesquisador, Pesquisador Empreendedor e Pesquisador na Indústria.

O evento também terá como destaque os nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT’s), sediados no estado, que abrangem grupos de excelência em pesquisa. 

Confira a lista dos selecionados em cada área do conhecimento:

Prêmio Destaque Especial “Ciência para a Redução das Desigualdades”

Aluísio Jardim Dornellas de Barros (UFPel)

Pesquisador Destaque

Ciências Biológicas – Angela Terezinha de Souza Wyse (UFRGS)

Engenharia - Helio Leães Hey- (UFSM)

Ciências Exatas e da Terra – Pedro Luís Grande (UFRGS)

Ciências Sociais Aplicadas – Maria Amélia Bulhões (UFRGS)

Computação - Luís da Cunha Lamb (UFRGS)

Química - Érico Marlon de Moraes Flores (UFSM)

Jovem Pesquisador

Angenor Geovani Auler (UERGS)

Pesquisador Empreendedor

Rodrigo Coelho Barros (PUCRS)

Pesquisador na Indústria

Daniel Teixeira (Indústria Mecânica NTC)

 




Fonte: Assessoria de Comunicação





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas