Facebook

Estudos

Pesquisas

Platino

Coordenação: Ana Maria Baptista Menezes
www.platino-alat.org

Pesquisadores do CPE, junto a cientistas de quatro países da America Latina (AL), desenvolveram o Projeto Latino-Americano para Investigação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (PLATINO), que teve o objetivo de medir a ocorrência da doença e seus principais riscos em cinco cidades da AL: São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile) e Caracas (Venezuela).

Participaram do estudo mais de cinco mil adultos de 40 anos de idade ou mais. Além de responderem um questionário, os participantes realizaram um teste de função pulmonar chamado espirometria. A importância do conhecimento da doença pulmonar obstrutiva crônica (cuja sigla é DPOC) deve-se ao fato de que a mesma é essencialmente decorrente do tabagismo, o que a torna uma doença evitável. Medidas de saúde pública como a cessação do fumo poderão ter importante impacto na redução da bronquite crônica e do enfisema, doenças que compõe a DPOC.

Após a conclusão desta etapa do trabalho (2002 a 2004), por iniciativa da Associação Latino-Americana de Tórax (ALAT), decidiu-se realizar o acompanhamento das pessoas vistas anteriormente em dois dos cinco centros: cidade de Montevidéu e de Santiago. Este novo projeto permitirá a avaliação da mortalidade nos portadores da doença em um período de cinco anos, assim como a identificação de novos casos da doença. O trabalho foi concluído na cidade de Montevidéu e está sendo realizado em Santiago.

Galeria de imagens

  • Platino Logo

    Platino Logo

  • Reunião Platino Rio de Janeiro

    Reunião Platino Rio de Janeiro

  • IV Congresso ALAT

    IV Congresso ALAT

  • Trabalho de Campo Venezuela

    Trabalho de Campo Venezuela

  • Trabalho de Campo Chile

    Trabalho de Campo Chile

  • Trabalho de Campo Montevideo

    Trabalho de Campo Montevideo


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas