Facebook

Estudos - Coorte 2015

Cada um dos bebês nascidos em 2015 em Pelotas é muito importante para que os resultados da Coorte 2015 sejam representativos da saúde dessa geração.

Com trinta anos de pesquisas, as Coortes de Pelotas já contribuíram para reverter alguns dos principais problemas de saúde do país.

Quando a primeira coorte teve início, em 1982, os dados apontavam a desnutrição como a principal causa de mortalidade infantil. A taxa de óbitos infantis era muito alta. Morriam 36 crianças em cada mil.

Governo e instituições ligadas à área de saúde empreenderam uma série de ações planejadas em cima dos dados da pesquisa, com o objetivo de promover o aleitamento materno, prevenir a desidratação infantil e melhorar os cuidados dirigidos à saúde do recém-nascido.

A Coorte 2004 evidencia os resultados positivos. Entre 1982 e 2004, a duração média da amamentação saltou de três para sete meses. De lá para cá, a taxa de mortalidade infantil caiu quase pela metade, passando de 36 por mil, em 1982, para 19 por mil, em 2004. Ao mesmo tempo que revelam avanços, as Coortes de Pelotas apontam também novos desafios. Entre eles, três epidemias: a de partos prematuros, a de cesarianas e a da obesidade infantil.

A Coorte 2015 representa oportunidade única de avaliar a distribuição e as causas de importantes problemas de saúde pública, apontando novas estratégias de prevenção e tratamento. Com o início do acompanhamento na fase gestacional, os resultados da nova coorte irão impulsionar o conhecimento sobre as relações entre fatores presentes durante a gestação e os primeiros anos de vida que influenciam o pleno desenvolvimento da saúde do bebê, com efeitos sobre a qualidade de vida da infância à velhice.

Mais do que responder às entrevistas durante a gestação e logo após o nascimento do bebê, as mães das crianças pertencentes à Coorte 2015 concedem seus endereços e abrem as portas de suas casas para que os pesquisadores acompanhem o desenvolvimento de seus filhos. Todo o tempo despendido pelas mães e pelas próprias crianças, e todo o trabalho que os pesquisadores têm para acompanhar milhares de famílias, é recompensado pela produção de resultados que melhoram a saúde de adultos e crianças em todo o mundo.

Atualize seu cadastro

Se você faz parte do grupo de pesquisados da Coorte de 2004, atualize seu cadastro para que possamos encontrá-lo na próxima etapa do estudo.







Cadastro Atualizado com Sucesso!

Dúvidas

Se você tiver dúvida sobre qualquer etapa do estudo, entre em contato conosco. Teremos imenso prazer em atendê-lo.

Nome: Mariana Haertel

Fone: +55 (53) 3284-1300 | Ramal 369

Email: coorte2015@gmail.com



Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas