Facebook

Estudos - Coorte 1993

Os 5.249 participantes da Coorte de 1993 e suas famílias foram muito importantes para o desenvolvimento das pesquisas em saúde para todo o País. Com a boa-vontade dessas pessoas, a comunidade científica obteve informações importantes sobre as diferentes fases da vida dos participantes, desde os hábitos e saúde da mãe durante a gestação, o desenvolvimento da criança, as características do início da adolescência, até a saúde do adulto jovem.

O Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE) é muito grato pela colaboração de milhares de mães que pouco depois do parto se dispuseram a responder dezenas de perguntas aos pesquisadores, além de permitir que seus bebês recém-nascidos passassem por exames de medidas, pesagens, entre outros.

Mais do que a colaboração que deram aos pesquisadores no hospital, essas mães concederam seus endereços e, sem nenhum benefício direto imediato, abriram suas portas dezenas de vezes para que os pesquisadores acompanhassem o desenvolvimento de seus filhos.

Todo o tempo despendido pelas mães e pelos próprios participantes, e todo o trabalho que os pesquisadores tiveram para encontrar essas mais de cinco mil famílias, é hoje recompensado pelo conhecimento que está à disposição de toda a comunidade científica e da população.

Confira alguns dados da Coorte de 1993


Nascimentos

  • 5.249 nascidos vivos em hospitais da cidade.

Idade das mães

  • De 13 a 48 anos
  • 17,4% das mães tinham menos de 20 anos.
    A idade materna aumentou com a renda familiar, sendo as mães de mais alta renda 4,3 anos mais velhas do que as mães mais pobres.

Sexo dos nascidos

  • 49,7 % meninas
  • 50,3 % meninos

Parto

  • 30,5% das mulheres fizeram cesariana.
    Cesariana é uma operação abdominal executada para retirar o bebê quando o parto normal não é possível ou seguro.

Cesariana

  • 55,6% das mulheres mais ricas fizeram cesarianas.
    Observou-se que as mulheres que apresentaram maior risco foram as que tiveram menos atendimento e atenção médica durante a gestação e parto comparado com as mulheres que apresentaram baixo risco.

Peso ao nascer

  • Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o peso de nascimento é o fator mais importante na sobrevivência infantil. Crianças com baixo peso ao nascer (menos de 2,5kg) têm maior risco de adoecer e morrer do que crianças com peso adequado. Das 5.249 crianças, 510 nasceram com baixo peso.

Amamentação

  • 97% das crianças foram amamentadas.
  • 30% estavam sendo amamentadas aos 6 meses de vida.
    Sabe-se que crianças não amamentadas apresentam 30% mais risco de morte no primeiro ano de vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todas as crianças sejam amamentadas no mínimo até os seis meses podendo seguir até os dois anos de idade.

Fumo

  • 33,4% das mães fumaram durante a gravidez.
    Os bebês nascidos de mãe fumantes apresentaram um índice de baixo peso duas vezes maior do que os bebês nascidos das mães não-fumantes. Sabe-se que o baixo peso ao nascer é uma das principais causas de morte dos recém-nascidos.

Mortalidade

  • Dos 5.249 nascidos, 111 morreram no primeiro ano de vida.
    A mortalidade infantil foi 6,6 vezes maior entre os mais pobres do que entre os mais ricos. Constatou-se que o maior risco de morte ocorre até a criança completar um ano. Por isso, a atenção à saúde nesta fase deve ser reforçada pelos pais e pelos médicos

Atualize seu cadastro

Se você faz parte do grupo de pesquisados da Coorte de 1993, atualize seu cadastro para que possamos encontrá-lo na próxima etapa do estudo.







Cadastro Atualizado com Sucesso!

Dúvidas

Se você tiver dúvida sobre qualquer etapa do estudo, entre em contato conosco. Teremos imenso prazer em atendê-lo.

Nome: Deise Veleda Modesto

Fone: (53) 3284-1321 | Ramais 362

Email: coorte1993@gmail.com


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas