Facebook

Teses e Dissertações


2019


Aluno:Rosalia Garcia Neves

Título: Atenção à pessoa com diabetes e/ou hipertensão na rede básica de saúde: Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ)

E-mail:rosaliagarcianeves@gmail.com

Área de concentração:

Orientador:Elaine Tomasi

Banca examinadora:Juvenal Soares Dias da Costa, Maria Aurora Dropa Chrestani Cesar e Luiz Augusto Facchini

Data defesa:27/02/2019

Palavras-chave:

Essa tese teve como objetivo avaliar a atenção à pessoa com diabetes e/ou hipertensão, por meio da estrutura das unidades básicas de saúde (UBS), processo de trabalho dos profissionais e atenção referida pelos usuários, fazendo a comparação entre características dos indivíduos, municípios e de acordo com a participação das equipes nos ciclos I e II do PMAQ. No primeiro artigo foi avaliada a estrutura (materiais, medicamentos e física) das UBS, em 2012 e 2014, para atenção às pessoas com diabetes. Todos os medicamentos investigados mostraram um aumento de mais de 10 pontos percentuais entre os anos. Em 2014, houve aumento nas UBS com estrutura adequada de materiais, medicamentos e física. Os municípios com mais habitantes, melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e menor cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF) apresentaram maiores prevalências de UBS adequadas. O segundo artigo teve como intuito avaliar a atenção às pessoas com diabetes e hipertensão, por meio do processo de trabalho das equipes e atenção referida pelos usuários. Pouco mais de um terço das equipes apresentaram organização adequada e cerca de nove a cada dez equipes solicitaram todos os exames investigados. Mais de 85% dos usuários referiram ter tido sua pressão arterial aferida e realizado glicemia em jejum e 31% tiveram seus pés examinados nos últimos seis meses. Menos de um quinto recebeu uma atenção adequada. No geral, as equipes participantes dos ciclos I e II mostraram maiores prevalências de organização e solicitação de exames adequados quando comparadas com as participantes somente do ciclo II. No terceiro artigo foi avaliada a atenção oferecida ao idoso com diabetes e suas desigualdades, em 2013. Foi encontrado que 35% e 42% tiveram seus olhos e pés examinados no último ano, respectivamente. Cerca de um a cada dez referiram o recebimento de todos os indicadores. Foram evidenciadas desigualdades, sendo que idosos com maior nível socioeconômico apresentaram maiores prevalências de recebimento dos indicadores em relação aos com menor nível socioeconômico.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Hipertensão; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Atenção Primária à Saúde.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas