Facebook

Teses e Dissertações


2018


Aluno:Juliana das Chagas Meroni

Título: Estudo de validação sobre dificuldade visual autorreferida entre estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas

E-mail:julianameroni@gmail.com

Área de concentração:

Orientador:Ana Menezes

Banca examinadora:Victor Castagno e Mariangela Silveira

Data defesa:13/12/2018

Palavras-chave:

Os objetivos do estudo foram avaliar a prevalência de dificuldade visual autorrelatada entre acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas ingressantes em 2017/1, e realizar um estudo de validação de uma pergunta sobre dificuldade visual, através da aplicação da tabela de Snellen, em uma subamostra dos participantes, a fim de estabelecer a sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivo e negativo para essa pergunta. Realizou-se um estudo transversal e a pergunta sobre dificuldade visual utilizada foi: “Você tem alguma dificuldade para enxergar de perto e/ou de longe?”. Como padrão-ouro para o estudo de validação, a acuidade visual (AV) foi medida através da tabela de Snellen. Foram considerados portadores de AV diminuída aqueles com AV menor que 20/40, menor que 20/70 ou menor que 20/200 em qualquer olho. A prevalência de dificuldade visual autorrelatada foi de 37,3% (IC95%: 35,1-39,6) e a de AV menor que 20/40 em qualquer olho foi 6,9% (IC95%: 5,3-8,9). A pergunta apresentou sensibilidade de 71,4% (IC95%: 57,8-82,7), especificidade de 66,9% (IC95%: 63,4-70,2), valor preditivo positivo de 13,8% (IC95%: 10,0-18,3) e valor preditivo negativo de 96,9% (IC95%: 95,1-98,2). Os resultados indicaram uma alta prevalência de dificuldade visual autorrelatada entre jovens universitários. A pergunta mostrou sensibilidade e especificidade razoáveis, podendo ser utilizada como triagem para indicação de consulta com oftalmologista em estudos epidemiológicos com jovens adultos universitários.

Palavras-chave: sensibilidade e especificidade;transtornos da visão;inquéritos e questionários;acuidade visual


Abstract: The objectives of the study were to evaluate the prevalence of self-reported visual difficulty among undergraduate students of the Federal University of Pelotas who entered the university in 2017/1, and to validate a question about visual difficulty, through the application of the Snellen chart, in a subsample of the participants in order to establish the sensitivity, specificity and positive and negative predictive values for this question. A cross-sectional study was carried out, and the question about visual difficulty was: "Do you have some difficulty to see up close and/or far?" As the gold standard, visual acuity (VA) was measured through the Snellen chart. Patients with VA less than: 20/40, 20/70 or 20/200 in any eye were considered to have reduced VA. The prevalence of self-reported visual difficulty was 37.3% (95%CI: 35.1-39.6) and VA less than 20/40 in any eye was 6.9% (95%CI: 5.3-8.9). The question showed sensitivity of 71.4% (95%CI: 57.8-82,7), specificity of 66.9% (95%CI: 63.4-70,2), positive predictive value of 13.8% (95%CI: 10.0-18.3), and negative predictive value of 96.9% (95%CI: 95,1-98,2). The results indicated a high prevalence of self-reported visual difficulty among university students. The question showed reasonable sensitivity and specificity and may be used for screening for ophthalmological evaluation in epidemiological studies in young university adults.

Keywords: sensitivity and specificity;vision disorders;surveys and questionnaires;visual acuity


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas